sexta-feira, 25 de junho de 2010

Cristela, a galinha da crista torta

Alunos do Programa Travessia das escolas estaduais Antônio Dias Cardoso (Cuscuz), Guiomar Krause Gonçalves (Jardim Ipiranga) e Olívia Carneiro (Distrito de Cidade de Deus) promovem, juntamente com seus professores - sob a supervisão da prof.ª Carmem Maria, a 3ª edição do Educ Travessia - realizada no anfiteatro do Colégio Nossa Senhora da Graça - Damas, entre os dias 24 e 28 (agosto de 2009).

Com o tema: Incluindo diferenças, excluindo preconceitos!, o evento teve em sua programação a exposição de trabalhos escritos, exibição de documentário, divulgação de pesquisas e apresentação de esquetes com fantoches, além da peça teatral: Cristela, a galinha da crista torta - baseada em obra homônima do prof. Sílvio Batista e do apresentador de TV, Beto Café.

A parceria entre Sílvio e Beto produziu um trabalho que teve, entre outras funções, a de questionar o preconceito contra o deficiente. A estória conta a saga de uma galinha da crista torta, amiga de uma minhoca, namorada de um morcego vampiro e apaixonada por um gavião e que, por ser diferente, era preterida no galinheiro: uma confusão só, mas com fins moralizantes. Essa é a estória de Cristela - encenada por alunos do Travessia.

Utilizando-se de linguagem infantil, Sílvio Batista - que também faz parte do Programa Travessia na Escola Estadual Antônio Dias Cardoso, ilustra bem o universo de quem é rotulado como "diferente" pela sociedade. Cristela é uma síntese que combina aventura, humor e um apólogo: as diferenças de mundos, comportamentos, atitudes e aparências não poderão ser obstáculo para a amizade, tampouco para o amor verdadeiro.