domingo, 3 de julho de 2011

Governador visita stand do Projeto Travessia na maior feira de artesanato da América Latina

Foto: Aluísio Moreira / SEI

Fonte: Assessoria de Comunicação da SEE/PE (Adaptado)


Na última sexta-feira, na abertura da
XII Fenearte, a Coordenação do Travessia Médio da GRE Mata Centro, através dos professores Marcelo Araujo, Luciana Dutra e Lisiane Aparecida esteve presente. O público que tiver a oportunidade de visitar a maior feira de artesanato da América Latina, realizada de 01 a 10 de julho, no Centro de Convenções, poderá conferir um caminho “recheado” de atividades desenvolvidas pelos estudantes das escolas estaduais ligados ao Travessia – programa de correção de fluxo desenvolvido pela Secretaria de Educação (SEE) em parceria com a Fundação Roberto Marinho.


A ação, que ocorre pela primeira vez este ano, deverá receber a visita de mais de quinhentos alunos ligados às 17 Gerências Regionais de Educação (GREs). No espaço, as pessoas terão a oportunidade de viajar pela cultura dos municípios pernambucanos. Lá, lendo cordéis, montando quebra-cabeça e brincando com um jogo da memória, poderão descobrir, por exemplo, que o município de Serra Talhada é a terra do xaxado; que Bezerros é conhecido pelos seus famosos papangus; que Caruaru foi onde residiu o Mestre Vitalino; e que Timbaúba é a terra da cerâmica.


“O trabalho pedagógico apresentado na XII Fenearte foi desenvolvido pelos próprios estudantes. São cordéis trabalhados em sala de aula, que retratam a cultura de suas regiões”, explicou a gerente de Correção de Fluxo da SEE, Ana Selva. Segundo ela, a ação visa fortalecer a identidade cultural de Pernambuco. “Com o trabalho feito nas escolas, os jovens tiveram a oportunidade de se debruçar na história do Estado, porque em cada unidade foram desenvolvidas pesquisas, entrevistas e oficinas de cordel”, disse, ao enfatizar que a ação é uma massificação do trabalho de gênero textual já desenvolvido pelo programa Travessia.


O governador de Pernambuco, Eduardo Campo, esteve presente à abertura da feira e visitou o espaço antes de fazer a abertura oficial. Ele afirmou que o evento era a maior expressão dos artistas brasileiros. “É o maior encontro da arte popular”, comentou.


XII Fenearte
- A novidade deste ano da feira é o Museu do Cordel. Ele vai levar para a área do mezanino uma parte do acervo de Liêdo Maranhão, um dos maiores colecionadores de cultura popular do país. O espaço terá uma prensa antiga, matrizes e livros de cordéis originais, inclusive folhetos raros da história do Brasil. Este ano, foram investidos cerca de R$ 3,5 milhões e espera-se que sejam movimentados R$ 28 milhões em negócios.


Além de todos os estados brasileiros, também participam 35 países do setor internacional da feira. São eles: Alemanha, Bangladesh, Chile, China, Cuba, Emirados Árabes, Equador, Filipinas, França, Grécia, Guatemala, Índia, Indonésia, Itália, Japão, Líbano, Malásia, Marrocos, Nepal, Nigéria, Paquistão, Peru, Portugal, Quênia, República Tcheca, Senegal, Sri Lanka, Síria, Tailândia, Tunísia, Turquia e Uruguai. Além da participação inédita de representações da Ucrânia, com peças de porcelana decorativa; da Austrália, com um estande de semi-joias típicas; e o artesanato típico do Oriente Médio, com a Jordânia.



Agradecimento à Equipe



"Em nome da companheira de Travessia - prof.ª Zoraide Pereira de Deus e Melo, que engendrou 'capciosamente' esse momento - é que agradeço a todos que comemoraram comigo essa data..., mais esse aniversário!

Obrigado por terem proporcionado a alegria de, juntos, experimentarmos não apenas o prazer da fatia do bolo, mas sobretudo o engenho de uma relação mais fraterna e mais próxima. Esse é, sem dúvida, o maior presente!

Mais uma vez, obrigado!"

(Marcelo Araujo)

Travessia Fundamental realiza Mostra Pedagógica


Com o tema "Travessia, Cordel e Arte",Coordenação Regional do Travessia Fundamental da GRE Mata Centro realizou, no último dia 29 de junho, Mostra Pedagógica.

Organizado pelos coordenadores Joseane Duarte e André Fontes , o evento reuniu alunos, professores, supervisores pedagógicos e gestores de escola que mantém o programa (nível Fundamental).

Em breve, publicaremos aqui maiores informações sobre a atividade que contou - ainda - com a presença de representação da Coordenação Estadual do Programa Travessia.