segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Projeto Ler é Dez!


A supervisora do Travessia - Médio, Virgínia Núria, da Escola Estadual Frei Epifânio, no município de São Joaquim do Monte, trouxe à tona projeto de incentivo à leitura desenvolvido pelo prof. Paulymelque Benício (Humanas), em articulação com a prof.ª Jailma Venceslau (Exatas). Criativa, a ideia é a de dar um basta àquela velha história de que nunca encontramos tempo para apreciar os livros.

De acordo com o prof. Paulymelque, nas rodas de conversa, em sala de aula, os alunos justificavam sempre não ter o hábito da leitura por pura e exclusiva falta de tempo. Foi aí que ele propôs uma rotina diária de leitura a estudantes fora de faixa, em sua grande maioria - trabalhadores.

O Projeto propõe a implementação da suspensão de toda atividade escolar por 10 minutos, a fim de que estudantes se dediquem ao prazer dos livros, como uma atividade permanente na rotina da escola. A ação didático-pedagógica que foi apresentada na sessão Travessia em Foco, estimula e 'valida' diversas leituras: de revistas, quadrinhos e gibis, aos paradidáticos prescritos no percurso livre.

Em Escada, alunos vivenciam projeto sobre o folclore em nosso Estado


Alunos da Escola Eraldo Campos, na cidade de Escada, promoveram culminância - cuja temática abordou a influência folclórica em nossos hábitos e costumes. Segundo a supervisora do Travessia - Médio, prof.ª Fátima Pereira, o Brasil possui riquíssimo patrimônio no campo da cultura - campo este, singular pela sua pluralidade. Para ela, foi seguindo essa visão que os educandos buscaram resgatar - através de apresentações - formas culturais diversas da Zona da Mata pernambucana.

Objetivando colaborar na preservação do patrimônio cultural e histórico, alunos e professores procuraram - de forma leve e didática - conceituar o que é Cultura. Para tanto, apoiaram-se no Caderno de Cultura (Fundação Roberto Marinho), espécie de fotografia 3x4, uma súmula das manifestações - nos seus múltiplos aspectos - da cultura pernambucana. "Nossos alunos resgataram o artesanato, muito difundido em nossa região, criando e cultuando as tradições dos nossos antepassados de forma criativa", endossou a supervisora.

Neste mês de novembro, o projeto "Folclore: influência em nossa cultura" entrou para o time de ações que fazem parte do Travessia em Foco, sessão do Encontro de Supervisores do Programa Travessia - Médio. A comunidade escolar do Eraldo Campos pôde reconhecer a pluralidade cultural do nosso Estado através do artesanato que, a partir de peças de renda, como: bordados e tapeçaria, constituíram expressivo patrimônio cultural do povo pernambucano.

A culinária e o perfil indumentário das nossas festas - incluam-se aí os festejos juninos - foram objetos de debate por meio de pequenas amostras que intentaram jogar luz sobre antigas tradições populares. À ocasião da culminância foi montada pequena mesa que abordou a rica e expressiva influência canavieira do município de Escada - muito conhecido pelos seus tradicionais casarios rurais e pelos seus engenhos.

No esboço do projeto encaminhado a esta Coordenação, os professores conluíram que em um país como o Brasil, tão diverso, tão grande, com tantas expressões diferentes, com tantos jeitos de ser, de brincar, de conviver, e que vão se modificando de lugar para lugar - a toda hora, não se pode falar de uma única cultura, mas das muitas culturas que o formam. No Programa Travessia - Médio cada aula, cada trabalho é uma conquista, onde se tece vínculos e se aprende juntos.