A trajetória e evolução de pessoas simples que conseguiram vislumbrar um futuro melhor através da educação. É o que retrata o filme "Travessias", de José Eduardo Souza. Nos 85 minutos de gravação, ele conta a história de Cristiano Diego dos Santos, Maria Severina da Silva (ex-aluna do Programa Travessia, na Escola Estadual Guiomar Krause Gonçalves, no bairro de Jardim Ipiranga - Vitória de Santo Antão) e de Ewerton Bezerra da Silva.
O longa-metragem foi exibido pela primeira vez durante a 3ª Mostra Pernambuco do Cine PE, que aconteceu num sábado - dia 24 de abril do corrente ano.
A exibição, que lotou o Cinema São Luiz - em Recife, contou com a presença de gestores de diversas gerências regionais de ensino, inclusive da GRE Mata-Centro - prof. Jarbas Dourado Castro, da Coordenadora Regional do Programa Travessia - na Mata-Centro, prof.ª Célia Maria da Silva, e do prof. Marcelo José de Araujo, que juntamente à aluna Maria Severina, foi um dos homenageados através do registro feito pelo cineasta carioca.
A cidade de Garanhuns recebeu, de 27 a 31 de agosto do ano passado, professores de todo o estado de Pernambuco que participaram da formação do programa Travessia. Durante estes quatro dias, os 239 profissionais de ensino viraram alunos e mergulharam na metodologia de ensino do Novo Telecurso.
Garanhuns é uma cidade de 122 mil habitantes localizada a 230 quilômetros da capital do estado, Recife. Com uma história que remonta de 1700, a Vila de Garanhuns virou município em 4 de fevereiro de 1879.
Os professores foram recebidos na cidade por Margareth Zaponi, secretária executiva de Gestão de Rede, e Ana Selva, gerente do Programa de Correção de Fluxo, ambas ligadas à Secretaria de Educação de Pernambuco, que falaram do mais grave problema do setor no estado: o grande número de alunos que estão atrasados em relação às séries que deveriam estar cursando.
Os motivos são dos mais variados: desde alunos que repetiram mais de uma vez a mesma série a outros que por algum motivo tiverem que parar de estudar por alguns anos. Por sinal, este é o caso de uma das coordenadoras da formação Andréa Fernandes, que tinha largado a escola para cuidar do filho e voltou a estudar pelo Telecurso.
Inspirada nas idéias do educador Paulo Freire, a metodologia de ensino do programa Travessia aproxima o aluno do seu cotidiano, fazendo com que ele aprenda usando elementos do dia-a-dia. Uma das oficinas das quais participaram os professores teve como base o cordel. A música também é muito usada como elemento de ensino.
A princípio, alguns professores se mostraram desconfiados com a metodologia de ensino do Travessia. Logo, porém, todos se convenceram de que estavam dando um passo além em suas carreiras e que, fazendo uso dela, poderiam ajudar bem mais os seus alunos.
Esta desconfiança inicial aos poucos se transformou em entusiasmo. Nos primeiros dias, os professores de Inglês Ives Marne e Fabiana Gomes, que lecionam no Grande Recife, e o professor de Língua Portuguesa, Marcelo Araujo - de Vitória de Santo Antão, ainda não sabiam muito bem o que esperar, mas já acreditavam que o Travessia estava chegando para mudar as relações entre escola, professor e aluno.