terça-feira, 14 de junho de 2011

I Exposição de Literatura de Cordel do Travessia - Médio da Mata Centro


Dia 17 de junho (próxima sexta-feira), a partir das 8h30, o Auditório da Gerência Regional de Educação da Mata Centro (Vitória de Santo Antão) sediará a I Exposição Regional de Literatura de Cordel do Programa Travessia - Médio. O evento contará com a participação de gestores de escola, supervisores pedagógicos, professores, alunos e representações da Fundação Roberto Marinho e da Secretaria Estadual de Educação.

A mostra será o espaço para a valorização das produções discentes, de Literatura de Cordel, no âmbito da GRE Mata Centro. A veiculação do artesanato e da cultura dos municípios jurisdicionados pela Gerência da Mata Centro também serão objeto do encontro, que contará com as participações especiais dos alunos José Ricardo Lima (cordelista de Barra de Guabiraba), de Eric Clenildo e de David Magno (saxofonista e violonista, respectivamente, de Bonito).

Construída a partir da proposta "Travessia na Fenearte", a reunião contemplará - ainda - em sua agenda, a sessão Travessia em Foco, com as supervisoras pedagógicas Amara Queiroz e Íris de Lourdes Ferreira, tomando como foco ações desenvolvidas em telessalas nos municípios de Escada e Bezerros. A exposição conta com o envolvimento de seus supervisores e professores que, ao longo dos meses de maio e de junho, promoveram palestras e oficinas.

Expoente da xilogravura, J. Borges dá oficina a alunos do Travessia - Médio em escola de Bezerros


Um dos mestres da Literatura de Cordel, e maior autoridade viva da xilogravura, o bezerrense José Francisco Borges, o J. Borges - como é popularmente conhecido, participou, no último dia 10/06 de atividade do Programa Travessia - Médio, na Escola Cônego Alexandre - na cidade de Bezerros, para a XII Fenearte, a ocorrer no mês de julho.

Dono de uma técnica própria de colorir as imagens, o xilogravurista atende pedidos para representar o cotidiano do pobre, o cangaço, o amor, os castigos do céu, os mistérios, os milagres, crimes e corrupção, os folguedos populares, a religiosidade, a picardia, sempre ligados ao povo nordestino. Parabéns a todos pelo empenho!