quinta-feira, 29 de julho de 2010

Uma 'travessia' que justifica o papel socializador da escola



Acompanhe a história de Seu Manoel e se emocione. Falar aqui sobre ele, é - sem o menor exagero - tarefa árdua, embaraçosa. As imagens e o seu rico depoimento falam por si sós. Delatam, com o jeito brejeiro de quem se acostumou à vida simples, a sua admirável biografia.

Aluno do Programa Travessia na Escola Estadual Getúlio de Andrade - em Bezerros, Manoel Alves da Costa não esconde de ninguém que, durante 60 anos, abdicou do direito de estudar para sustentar a família. Anos difíceis... relembra ele.

Hoje, conta com orgulho como se deixou seduzir pela leitura e pelo método aprazível das aulas no Programa Travessia - para ele, um direito; e até parafraseia o educador Paulo Freire - segundo ele, um exemplo de amor aos estudos.

Tanto tempo se sentido excluído e vendo a sua cidadania cassada, Seu Manoel é - agora, também - uma espécie de farol àqueles que acreditam no papel da escola, que - não tenhamos dúvida - é o de, acima de tudo, pragmatizar o processo espinhoso, mas factível, da socialização, da inclusão.

Bem, àqueles que ainda não acreditam... perguntem a Manoel Alves da Costa - o seu Manoel! Ele é testemunha.

Aluna brinca de atriz ao interpretar personagem de Ariano Suassuna



Há 11 anos fora da escola, Gecilene Valéria dos Santos Xavier, 30, falou sobre a alegria de retomar os estudos. Para ela, exigir de seus filhos, de 10 e 12 anos, dedicação na sala de aula começa pelo seu exemplo no Programa Travessia, na Escola Cônego Alexandre Cavalcante - no munício de Bezerros, agreste de Pernambuco.

Tida como uma das alunas mais destacadas da telessala, no percurso livre, Gecilene descobriu - por acaso - seus dotes artísticos, quando interpretou primorosamente o papel de Dorinha - em esquete montado a partir de O auto da Compadecida, do grande dramaturgo Ariano Vilar Suassuna.

O maior barato! Confira!

Editora de moda, promotora de eventos e, em breve... farmacêutica!



Editora de moda e promotora de eventos, Dayane Gardênia Martins da Silva cursa Farmácia nas Faculdades Integradas da Vitória de Santo Antão (Faintvisa). Egressa das turmas de 2007 - quando o programa Travessia foi implantado no Estado - a moça articula as palavras em seu períodico - a revista Estilo. Em depoimento dado à Equipe que coordena o programa na Gerência Regional de Ensino da Mata-Centro (GRE de Vitória de Santo Antão), Dayane falou que a timidez foi um dos maiores desafios, por ela enfrentado. Com jeito de quem sabe dizer as coisas, Dayane revela: as dinâmicas na telessala me ajudaram a ser uma pessoa desenvolta.

Esta menina é mesmo "fashion"!

Metodologia do Programa Travessia diminui evasão escolar



Tarciana e Eduardo - alunos do Travessia Fundamental, da Escola Estadual Getúlio de Andrade, em Bezerros, falam sobre a experiência de retomar os estudos através do maior programa de correção de fluxo do Estado. Perguntandos sobre o que achavam do projeto, eles são enfáticos em dizer que a metodologia do programa tem sido o diferencial para mantê-los na sala de aula.

Acompanhe!

Aluno quer agora entrar para o Travessia "superior"



Funcionário da Escola Estadual Professora Maria Ana, em Bezerros, Dão - como é mais popularmente conhecido na Terra dos Papangus - encontrou no Programa Travessia o estímulo para retomar os estudos e concluir o Ensino Médio, após 22 anos de ausência da sala de aula.

Entusiasta, Dão destaca a importância da prática do memorial na telessala - estimulada pelo dinamismo das professores do programa, e de tanto ter tomado gosto pela leitura, sonha alto: deseja agora ser um escritor. João Monteiro de Oliveira ainda sugere uma política educacional que institua o Travessia Superior.

Confira
a bela história desta figura simpática!

Ex-aluno do Travessia passa em seleção do Banco do Nordeste



Rafael Santos da Silva, aluno do Programa Travessia Médio, dá o seu testemunho sobre o maior programa de correção de fluxo de Pernambuco, Travessia. Ressaltando a metodologia inclusiva do projeto, Rafael - aprovado na seleção simplificada do Banco do Nordeste do Brasil (BNB) - não disfarça a alegria de estar trabalhando numa empresa que, segundo ele, posiciona-se entre as 100 melhores do país. De humilde vendedor de sapato, ele viu a sua vida mudar da água para o vinho, depois que se matriculou, no ano de 2008, em uma das telessalas da Escola Estadual Getúlio de Andrade, no munício de Bezerros - PE, a fim de compensar o tempo perdido. Assista! Vale a pena!

Travessia Fundamental começa a plantar sementes



Assista aqui aos depoimentos de Roseane Maria Pessoa - aluna do Travessia Fundamental - e da prof.ª Silvana Ferreira, da Escola Estadual Getúlio de Andrade, no município de Bezerros - Agreste pernambucano.