terça-feira, 17 de maio de 2011

Governo lança cursos gratuitos e já começa a inscrever candidatos


Fonte: Diário de Pernambuco

Inscrições: www.stqe.pe.gov.br
Período: de 18 a 22 de maio
Vagas: 2.140 (maio) e 2.960 (julho)
Critério de seleção: ordem de inscrição

Para se inscrever é preciso:
Ter idade mínima de 18 anos, ter concluído o ensino fundamental ou estar cursando os anos finais (8ª série) e possuir renda familiar per capita de até 2 salários mínimos.

Documentos exigidos para a matrícula:
CPF, carteira de identidade, comprovante de residência (água, luz ou telefone) e comprovante de escolaridade (ensino fundamental)

Cursos oferecidos

Senai
Instalador de tubulações industriais, caldeireiro montador, eletricista, operador de processos logísticos, ajustador mecânico, lubrificador industrial, mecânico e manutenção em geral, mecânico de manutenção em geral, mecânico de manutenção de automóveis, mecânico de refrigeração doméstica, torneiro mecânico, instalador predial de tubulações a gás, gasista, carpinteiro de obras, pedreiro de concreto, pintor de obras, armador de ferragens e pedreiro.

Senac
Vendedor, auxiliar adminitrativo, auxiliar de operações logística, programador de web (web design), operador de supermercado, garçom, recepcionista, auxiliar de limpeza, bombeiro civil, recepcionista em meio de hospedagem, frentista, operador de telemarketing, editor gráfico, atendente de lanchonete, cozinheiro, depilador, manicure e pedicure, camareira, agente de informações turísticas, bartender e jardineiro.

As inscrições para a primeira etapa de cursos vão até o próximo domingo, exclusivamente pelo site da Secretaria de Trabalho, Qualificação e Empreendedorismo. "Vamos cobrir de Goiana a Rio Formoso e do Recife a Salgueiro, com cursos nas áreas de petróleo e gás, naval e também hotelaria, em especial no litoral e Mata Sul", garantiu o secretário Antônio Carlos Maranhão. O lançamento do programa contou com a presença do governador Eduardo Campos.

O início das aulas de 151 turmas (2.140 vagas) está previsto para o fim do mês. A segunda chamada do Novos Talentos deve compreender as demais 2.960 vagas e terá convocatória no mês de julho. Tanto os cursos oferecidos pelo Senac quanto pelo Senai têm carga horária mínima de 160h, com aulas de segunda a sexta-feira.

Para garantir a absorção dos profissionais formados pelo Sistema S, o governo deve promover a capacitação de 200 professores até setembro. A iniciativa, prevista no termo de cooperação assinado ontem com a Refinaria Abreu e Lima, vai aproximar os profissionais da realidade de trabalho demandada pelas empresas de Suape, para que os conteúdos oferecidos em sala de aula sejam compatíveis com os exigidos no processo admissional.