quinta-feira, 23 de junho de 2011

Gerência de Educação da Fundação Roberto Marinho parabeniza o Travessia Médio da GRE Vitória

Norma Hernández, Marcelo Araujo e Paulo Cavalcanti

Por ocasião da nossa I Exposição de Literatura de Cordel do Travessia Médio, e em nome de todos que fazem o Travessia Médio da Gerência Regional de Educação da Mata Centro, oferecemos à estimada amiga da Gerência de Educação da Fundação Roberto Marinho, Norma Bravo Hernández, uma singela lembrança.

Pois é..., no dia 21/06 recebemos, então, e-mail que deixou a todos muito felizes e gratificados. Diante de tamanha deferência, resolvemos dar publicidade à mensagem de apoio ao trabalho, nesta Regional, realizado; ao mesmo tempo em que aproveitamos para publicar também o nosso "muito obrigado, NORMA!!!"

Confira!

"GRE - Mata Centro - Vitória
Coordenador Travessia EM - Professor Marcelo Araujo
Coordenadora Pedagógica
- Professora Zoraide Pereira
Equipe de Supervisores


Querida Equipe Travessia - Mata Centro,

Bom dia!

Não tenho palavras para agradecer o precioso presente que recebi ontem desta querida equipe. O mesmo é de valor incalculável.

Este material, além de ser um maravilhoso acervo da cultura de um povo, para mim representa e simboliza o compromisso, dedicação e empenho da Equipe Travessia desta regional na busca por desenvolver um trabalho sabendo claramente qual a sua missão e, qual é o papel da Educação no contexto em que vivemos. Também fala da sensibilidade desta equipe e da sua percepção da função do Travessia na vida das pessoas.

Sinto fortemente a intenção da equipe no seu querer fazer a diferença para um público que precisa se sentir forte e fortalecido, na sua essência e nos seus desafios.

Eu agradeço estes esforços e me sinto honrada por poder compartilhar da caminhada desta equipe, partilhando das suas conquistas e desafios.

Parabéns!

Um abraço e o meu mais profundo respeito e gratidão,

NORMA BRAVO HERNÁNDEZ
Fundação Roberto Marinho
Equipe Gerência de Educação"

Confira a 1ª Exposição de Literatura de Cordel

Exposição de Literatura de Cordel do Travessia Médio é sucesso!

Xilogravuras a partir de ilustrações feitas por alunos do Travessia Médio

I Exposição de Literatura de Cordel do Travessia Médio, sediada na Gerência Regional de Educação da Mata Centro, em Vitória de Santo Antão, reuniu gestores de escola, supervisores pedagógicos, bibliotecários, professores, alunos e amantes da boa poesia. Ocorrida no dia 17 de junho no Auditório da GRE Vitória, a mostra serviu à valorização do trabalho de alunos ilustradores e poetas.

Confira nos slides abaixo como foi a participação dos nossos 13 supervisores pedagógicos, 131 professores (Humanas e Exatas) e pouco mais de 2 mil alunos distribuídos nas nossas 82 telessalas do Travessia (Médio 2010 e 2011). O evento contou ainda com as participações ilustres de técnicos da Fundação Roberto Marinho e da prof.ª Silvana de Fátima - que representou a Coordenação Estadual do programa.


Cada um dos 13 supervisores pedagógicos teve a incumbência de trazer um prato típico de cada cidade: Camocim de São Félix serviu ticaca - espécie de pão doce bem peculiar; de Bonito veio o doce alfinin, a cidade dos Bezerros distribui fatias fartas de bolo de rolo e de mandioca; cocada como sobremesa foi a proposta da cidade de Escada; Vitória de Santo Antão trouxe como aperitivo a cachaça fabricada no Parque Industrial da Pitú.


Nascida a partir de proposta de trabalho em sala de aula com a Literatura de Cordel - com vistas à participação na 12ª edição da Fenearte, a ideia de organizar uma exposição de fotografias, ilustrações e textos em versos rimados - que partisse exclusivamente dos alunos - foi ganhando corpo, dando lugar, também, a centenas de peças do artesanato que é produzido em 12 municípios - pela GRE Vitória jurisdicionados.