quinta-feira, 23 de junho de 2011

Exposição de Literatura de Cordel do Travessia Médio é sucesso!

Xilogravuras a partir de ilustrações feitas por alunos do Travessia Médio

I Exposição de Literatura de Cordel do Travessia Médio, sediada na Gerência Regional de Educação da Mata Centro, em Vitória de Santo Antão, reuniu gestores de escola, supervisores pedagógicos, bibliotecários, professores, alunos e amantes da boa poesia. Ocorrida no dia 17 de junho no Auditório da GRE Vitória, a mostra serviu à valorização do trabalho de alunos ilustradores e poetas.

Confira nos slides abaixo como foi a participação dos nossos 13 supervisores pedagógicos, 131 professores (Humanas e Exatas) e pouco mais de 2 mil alunos distribuídos nas nossas 82 telessalas do Travessia (Médio 2010 e 2011). O evento contou ainda com as participações ilustres de técnicos da Fundação Roberto Marinho e da prof.ª Silvana de Fátima - que representou a Coordenação Estadual do programa.


Cada um dos 13 supervisores pedagógicos teve a incumbência de trazer um prato típico de cada cidade: Camocim de São Félix serviu ticaca - espécie de pão doce bem peculiar; de Bonito veio o doce alfinin, a cidade dos Bezerros distribui fatias fartas de bolo de rolo e de mandioca; cocada como sobremesa foi a proposta da cidade de Escada; Vitória de Santo Antão trouxe como aperitivo a cachaça fabricada no Parque Industrial da Pitú.


Nascida a partir de proposta de trabalho em sala de aula com a Literatura de Cordel - com vistas à participação na 12ª edição da Fenearte, a ideia de organizar uma exposição de fotografias, ilustrações e textos em versos rimados - que partisse exclusivamente dos alunos - foi ganhando corpo, dando lugar, também, a centenas de peças do artesanato que é produzido em 12 municípios - pela GRE Vitória jurisdicionados.


Nenhum comentário: