quarta-feira, 13 de julho de 2011

Preocupados com a preservação ambiental, alunos desenvolvem o projeto "Lixo e Cidadania"


Com o objetivo de inquietar os alunos, propondo a eles possibilidades de refletirem sobre os impactos ambientais - a começar da sala de aula, professores do Programa Travessia (Ensino Médio) das escolas Amélia Coelho e Antônio Dias Cardoso, orientados pela supervisora pedagógica Simoni Patrícia Sena, construíram o projeto interdisciplinar "Lixo e Cidadania".

A preocupação surgiu do inconformismo com a situação de caos e abandono em que se encontra o nosso meio ambiente. Para Simoni Sena, preservação, sustentabilidade e qualidade de vida são vetores que devem caminhar entrelaçados. E endossou: "desenvolver uma postura crítica, consciente e comprometida, de forma atuante, afetiva e efetiva é nosso papel".

A ação teve início com debates e discussões sobre a política nacional de educação ambiental, passando pelo reconhecimento e identificação in loco dos diferentes tipos de lixo produzidos por nossa população. Tempo de decomposição dos dejetos e os impactos que deles resultam foram temas, também, enfocados, assim como o saneamento básico.

"Lixo e Cidadania" contempla, ainda, em seu cronograma, passeatas e conscientização nos semáforos do município de Vitória de Santo Antão, a partir da distribuição de cordéis e panfletos socio-educativos construídos pelos próprios alunos. Com previsão para ser concluída na 1ª quinzena do mês de agosto, a atividade prevê oficina de reciclagem, construção de maquetes, visita ao Rio Tapacurá e culminância.

Confira no slide a visita que alunos e professores fizeram, no início do mês de junho, ao Lixão de Natuba e a uma dessas cooperativas que cuidam da separação e reciclagem de entulho e descartes. Colaboraram - diretamente para essa aula de campo, as professoras Aparecida Lisiane Dionísio da Silva (Escola Amélia Coelho) e Edjane Maria dos Santos (Escola Antônio Dias Cardoso).

Estão todos de parabéns!