segunda-feira, 28 de junho de 2010

A volta ao estudo através do Novo Telecurso


do blog Conversa da Gente, do Novo Telecurso
e Mônica Silveira, Rede Globo, Portal G1

Na escola Senador João Cleofas de Oliveira, no município da Vitória de Santo Antão, o teatro entrou na sala de aula para ajudar os professores a ensinar e realçar o senso crítico dos alunos.

Imagine a surpresa do professor Antônio Arnaldo, coordenador do grupo, quando descobriu que um dos atores, Cayo, de 24 anos, não estudava há cinco. "Quando eu descobri que Cayo não estava na sala de aula eu disse: 'para continuar no grupo de teatro tem que voltar a estudar'".

Ficou decidido: Cayo poderia manter a vida de artista, mas não passaria mais nenhum dia fora da sala de aula. Fez um teste e a direção do colégio considerou que estava apto a iniciar o ensino médio. Foi exatamente o que ele fez.

Todos da nova turma de Cayo já eram adultos. Eles foram beneficiados pelo 'Travessia', um programa de aceleração do estudo que usa o material do Telecurso, da Fundação Roberto Marinho.

Durante o curso, Cayo não deixou de atuar no teatro nem de trabalhar, no Recife, a 40 quilômetros da escola. Ele faz figurinos e cenografia para peças, é ilustrador e escreve livros.

***

TRAVESSIA com ARTE


Ator, figurinista, escritor, desenhista, cenógrafo, escultor… filho de peixe, Fernado Caetano dos Santos, 24 anos, o Cayo Ogam, é um artista de mão cheia; mas sabe que não basta ter talento para vencer na vida. Por causa de problemas de saúde do pai, ele ficou cinco anos sem estudar. Voltou em 2007, o primeiro ano do programa Travessia, pelas mãos do professor, amigo e grande incentivador Antonio Arnaldo da Silva. Estudou na Escola Estadual Senador João Cleofas de Oliveira, em Vitória de Santo Antão, Zona da Mata pernambucana, e no ano passado recebeu o seu certificado de conclusão do Ensino Médio.

Fã de Maurício de Sousa, o pai da Turma da Mônica, Cayo, que trabalha como autor de livros infantis e ilustrador numa editora no Recife, agora sonha em dar passos ainda mais largos: quer cursar Design e Artes Cênicas e trabalhar na televisão, no Rio de Janeiro.