quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Anderson Gomes reafirma que meta é melhorar a distorção idade/série

Foto: Ademar Filho
da Assessoria de Comunicação da SEE

O secretário de Educação, Anderson Gomes, recebeu a visita da gerente geral de Educação da Fundação Roberto Marinho (FRM), Vilma Guimarães. O encontro, que aconteceu nesta quarta-feira (12), na sede da SE, na Várzea, serviu para reafirmar o compromisso do Governo quanto à permanência dos Programas de Correção de Fluxo para o Ensino Médio (Travessia) e para o Ensino Fundamental (anos finais).

“Nossa meta é avançar no âmbito da qualidade do ensino. Por isso, além de permanecer com a metodologia adotada pelos programas, queremos ampliá-los”, disse Anderson Gomes.

Vilma Guimarães explicou que o ano letivo terá modificações positivas. “Estamos começando a estruturar novas ações. A ideia é que, este ano, a gente consiga trabalhar a qualificação profissional no âmbito da escola. Para isso, faremos um estudo no intuito de adequar os cursos que queremos oferecer à vocação de cada município”, explicou.

Travessia – No Ensino Médio, ele já atendeu a mais de 102 mil estudantes. A ação ajudou a reduzir a taxa de distorção idade-série que em 2007 era de 70% e, em 2010, caiu para 53% no ensino médio, segundo dados do Censo Escolar 2009. Já no Ensino Fundamental, o Travessia, iniciado ano passado, atende atualmente a 14 mil jovens com histórico de duas ou mais repetências. A metodologia
utilizada é a mesma do telecurso.