quarta-feira, 9 de março de 2011

1ª Formação do Travessia 2011 será no Hotel Canáriu´s - em Gaibu


Conforme o Ofício Circular nº 07/2011, de 23 de fevereiro de 2011, assinado pela Coordenadora Estadual - prof.ª Regina Celi, a Secretaria de Educação do Estado e a Fundação Roberto Marinho estarão realizando no período de 27/03 a 01/04/2011, a Formação dos Professores e Supervisores (Módulo I) do Programa Travessia – Ensino Médio.

A chegada dos participantes ao local indicado deverá ocorrer a partir das 16 horas do domingo, dia 27/03, impreterivelmente. Abertura do evento será às 19 horas do domingo, dia 27/03. O encerramento está previsto para às 12 horas da sexta-feira, dia 01/04. As despesas com hospedagem e alimentação ocorrerão por conta da SEE.

Despesas de deslocamento e transporte serão ressarcidas no local do evento pela Coordenação Estadual. A formação se dará no Hotel Canarius de Gaibú, Rua Grinaldo de Souza Leão, nº 329, Gaibu, Cabo de Santo Agostinho. Participarão professores das GREs Metro Sul, Recife Norte, Arcoverde, Vitória de Santo Antão e Nazaré da Mata.

Sobre a convocação dos novos professores!

O gestor da Gerência Regional de Ensino da Mata Centro, prof. Jarbas Dourado Castro, em conjunto com a Coordenação Regional do Travessia - Médio já definiu o mapa de distribuição das novas telessalas nos 13 municípios, que será divulgado em breve. Já a convocação dos 40 professores (Humanas e Exatas) a atuarem nas 23 novas telessalas do Travessia - Médio se dará a partir do dia 14 de março.

Dias Cardoso em Folia: Carnaval do Travessia oferece dicas de saúde

Equipe de Coordenação do Travessia - Médio é recebida pela
supervisora Simoni Sena e pelo gestor Severino Adroaldo

Capitaneados - literalmente - pela supervisora Simoni Patrícia Sena e pelas professoras Edjane dos Santos, Marineuza Silva e Meires Cristina, alunos do Travessia - Médio da Escola Estadual Antônio Dias Cardoso - Vitória de Santo Antão, em parceria com professores e alunos do Ensino Regular, promoveu um carnaval com tudo que se tem direito: das máscaras à banda que promoveu a folia!


Sob a gestão do prof. Severino Adroaldo - o Dodó, professores e alunos fizeram a festa e aproveitaram para dar dicas de saúde, como o uso do protetor solar, do preservativo, assim como o cuidado com a higiene das bebidas e alimentos comercializados em meio à festa do Momo. Falando sobre sexualidade, drogas e violência, logo no hall de entrada, alunos expunham os riscos e o segredo para se brincar um bom carnaval.

No dia anterior (quinta-feira, dia 03 de março), havíamos realizado visita às turmas supervisionadas pela prof.ª Carmem Maria, e gostamos do que vimos: comprometimento e assiduidade. Ouvimos as demandas, conversamos com os alunos e aproveitamos para parabenizá-los por estarem ali - em busca de ressocialização e de dias melhores, não apenas para eles e suas famílias, mas para o nosso país.

Parabéns a todos!

Formação do Travessia - Médio cede lugar à criatividade e ao bom humor dos professores

A formação, para o 3º módulo, que ocorreu dos dias 20 a 25 de fevereiro no Hotel Tavares Correia - em Garanhuns, apresentou experiências e propostas a serem desenvolvidas nas teleaulas de Geografia, Sociologia, Química e, agora, Artes Plásticas. Confira!

1ª reunião do Travessia - Médio, em Garanhuns. Confira aqui!


1ª reunião de professores e supervisores do Travessia - Médio da Gerência Regional de Ensino da Mata Centro, este ano, serviu à apresentação da nova equipe de Coordenação e à exposição do plano de trabalho para 2011 e contou com a presença da prof.ª Norma Hernandez - da equipe pedagógica da Fundação Roberto Marinho.

O encontro se deu no dia 22 de fevereiro, no auditório do Hotel Tavares Correia, na cidade de Garanhuns. À ocasião, foram apresentados à equipe de professores 2010 os coordenadores Marcelo José de Araujo e Zoraide Pereira de Deus e Melo.

Na pauta constaram as diretrizes sobre a abertura das novas turmas do projeto, a publicização de normas, memorandos e ofícios da Secretaria Estadual de Educação, da Gerência Geral de Correção do Fluxo e da GRE Mata-Centro.

Outro ponto a ser reforçado foi o cumprimento - incondicional - da Carga Horária (200 h/a e 150 h/a), a fim de não comprometer a aplicação da metodologia do Novo Telecurso. (Ver o Estatudo do Magistério: http://www.sintepe.org.br/).

A Ficha de Acompanhamento do Professor, compôs o terceiro ponto da pauta. Discutido, previamente, pela equipe de coordenação pedagógica do Travessia Médio e Fundamental, o documento visa à formalização dos monitoramentos executados pelos supervisores e equipe de Coordenação.

Funcionando como instrumento norteador, tanto da prática docente, como da supervisão pedagógica, a FAP tem por finalidade estabelecer o diálogo entre as partes (professor - supervisão - coordenação), devendo ser implementada, a partir do 3º módulo para as turmas 2010, e 1º módulo para as telessalas 2011.

Aos professores foi dito, também, sobre a disposição dos novos coordenadores de dar continuidade às ações exitosas iniciadas em 2007, quando teve início o programa. Foram distribuídos brindes pedagógicos (filmes e livros) - que deverão ser objetos de pesquisas, a serem apresentadas - posteriormente - na formação para omódulo.

Gestor Jarbas Dourado garante a abertura do Travessia em Sairé


Com a redução no número de novas turmas do Travessia - Médio para toda a Gerência Regional da Mata Centro, a redistribuição das 23 turmas obedeceu ao critério da demanda, não deixando de lado - é claro - o fato de contemplarmos cada um dos 13 municípios jurisdicionados pela GRE Mata Centro, com pelo menos uma telessala.

Dia 03 de fevereiro, em uma das primeiras medidas da nova Equipe de Coordenação do Travessia - Médio, os professores Marcelo Araujo e Zoraide de Deus e Melo foram recebidos pela equipe gestora da Escola de Referência João Batista de Souto Maior - no município de Sairé, para anunciar o funcionamento do Travessia 2011.

A escola, com forte demanda de alunos com distorção idade/série, abrigará uma nova turma do Travessia - possivelmente no período da tarde, a fim de atender um público rural e que depende de transporte escolar para o seu deslocamento. A garantia de instalação do Travessia 2011 na Escola Joao Batista Souto Maior foi dada pelo gestor Jarbas Dourado Castro.