sábado, 3 de julho de 2010

Recepção calorosa em aula da saudade, na escola Guiomar Krause

do blog Conversa da Gente, do Novo Telecurso

Na aula da saudade, alunos recém-formados ou prestes a se formar recebem estudantes que estão entrando para o Travessia. A ideia é que eles não só deem as boas-vindas aos novos alunos, mas que também falem de sua experiência no programa educacional.

Nestes vídeos, você pode ver como foi a aula da saudade de abril do ano passado (2009), com as turmas dos professores Marcelo José de Araujo e Marilu Sinézia dos Santos Lopes, na Escola Guiomar Krause, em Vitória de Santo Antão. Na turma que estava se despedindo estava Maria Severina da Silva, uma personagens do documentário “Travessias” - do cineasta carioca José Eduardo Souza.


Primeira parada: Formatura

do blog Conversa da Gente, do Novo Telecurso

A tarde de 26 de abril, um domingo ensolarado, foi especial para 12.300 alunos da rede estadual de ensino de Pernambuco, seus professores, aprentes e amigos. Depois de uma longa, porém prazerosa travessia, eles finalmente receberam seus certificados de conclusão do ensino médio em uma confraternização no Centro de Convenções, em Olinda. Mas essa história está apenas começando.

Quem foi à festa pôde ver de perto dois atores que já conheciam da TV, das aulas do Telecurso: os mestres de cerimônia Dedina Bernadeli e Caio Blat – este, figura conhecida desde os primórdios do projeto, ainda garoto. Os alunos vieram do Recife e de mais dez municípios pernambucanos - são 492 telessalas espalhadas pelo estado -, e foram recebidos pelo governador Eduardo Campos e pelo secretário de Educação Danilo Cabral.

O aluno Fernando Diniz, destaque da escola Guiomar Krause, em Vitória de Santo Antão, recebeu o seu certificado de conclusão das mãos do próprio governador. Outros alunos que se destacaram também foram homenageados, mas todos os que compareceram à cerimônia puderam se sentir especiais - embora soubessem muito bem que este foi apenas o primeiro passo que deram em direção ao futuro. A festa terminou ao som da banda de mangue bit Nação Zumbi.

O programa Travessia foi adotado pelo governo de Pernambuco como política pública de ensino em 2007. Hoje, atende a 120 mil alunos e a expectativa é que este número chegue a 260 mil em quatro anos. Em setembro deste ano, mais 46 mil jovens de todas as idades receberão seus certificados de conclusão.