domingo, 21 de novembro de 2010

Alunos da Escola Gravatá descobrem laboratório de ciências


Supervisora do Travessia - Fundamental, na Escola Gravatá, no município de mesmo nome, a prof.ª Valéria Vanda de Oliveira nos enviou alguns registros - realizados no mês de outubro - da visita feita por alunos e promovida pelos professores (Exatas e Humanas) do programa, ao Laboratório de Ciências da Escola Estadual Devaldo Borges (Centro).

Segundo Valéria, os educandos puderam entrar em contato com amostras das mais variadas formas e espécies, familiares a eles apenas em livros. Oriundos de um estabelecimento escolar periférico e ainda sem maiores estruturas para a realização desse tipo de atividade, esses discentes experenciaram - na prática - uma aula inesquecível.

Isso aí, gente! Vocês, da Escola Gravatá (no Bairro Novo) - enquanto agentes promotores da reflexão e do conhecimento - estão protagonizando belíssimo trabalho de inclusão social. Parabéns à gestão escolar, parabéns à supervisora Valéria Vanda pelo trabalho, parabéns aos alunos, parabéns aos professores!

II Expo Cine-Mídia em Gravatá serve à revelação de alunos-atores

Para vivenciar a Expo Cine Mídia, a Escola Estadual Cleto Campelo, no clima ameno da cidade serrana de Gravatá, exibiu os principais temas sobre o Cinema, além de boas produções estrangeiras e nacionais. O evento ocorreu nos dias 10 e 11 de novembro e dedicou, também, valioso espaço às ações trabalhadas - no percurso livre de Língua Portuguesa - por alunos e professores do Programa Travessia - Médio (módulo das turmas 2010).

Contando com a criatividade da supervisora Vanessa De Paula e com o trabalho elogiável das professoras Josilene Vasconcelos, Acsa Figueiredo, Laudenice Gomes e Clécia Barbosa, alunos se revelaram excelentes atores quando incorporaram a alma irrequieta de João Grilo, a muganga e os trejeitos de Chicó, a esperteza do Bispo e do Padre, a volúpia de Dora - mulher do Padeiro, e o despotismo do Major Antônio Morais.

Compuseram o cenário, retratações caricatas feitas em grafite e xilogravuras gravadas pelos próprios alunos. Ao fundo, o ritmo armorial dava a sensação de estarmos no universo picaresco do mestre Ariano. Em breve, aqui, vídeo compacto do esquete, que teve como temática "A cobiça" e que foi reprisado em oito sessões e visto por cerca de 200 espectadores que frequentaram o evento. Aguardem! Imperdível!