Objetivando colaborar na preservação do patrimônio cultural e histórico, alunos e professores procuraram - de forma leve e didática - conceituar o que é Cultura. Para tanto, apoiaram-se no Caderno de Cultura (Fundação Roberto Marinho), espécie de fotografia 3x4, uma súmula das manifestações - nos seus múltiplos aspectos - da cultura pernambucana. "Nossos alunos resgataram o artesanato, muito difundido em nossa região, criando e cultuando as tradições dos nossos antepassados de forma criativa", endossou a supervisora.
Neste mês de novembro, o projeto "Folclore: influência em nossa cultura" entrou para o time de ações que fazem parte do Travessia em Foco, sessão do Encontro de Supervisores do Programa Travessia - Médio. A comunidade escolar do Eraldo Campos pôde reconhecer a pluralidade cultural do nosso Estado através do artesanato que, a partir de peças de renda, como: bordados e tapeçaria, constituíram expressivo patrimônio cultural do povo pernambucano.
A culinária e o perfil indumentário das nossas festas - incluam-se aí os festejos juninos - foram objetos de debate por meio de pequenas amostras que intentaram jogar luz sobre antigas tradições populares. À ocasião da culminância foi montada pequena mesa que abordou a rica e expressiva influência canavieira do município de Escada - muito conhecido pelos seus tradicionais casarios rurais e pelos seus engenhos.
No esboço do projeto encaminhado a esta Coordenação, os professores conluíram que em um país como o Brasil, tão diverso, tão grande, com tantas expressões diferentes, com tantos jeitos de ser, de brincar, de conviver, e que vão se modificando de lugar para lugar - a toda hora, não se pode falar de uma única cultura, mas das muitas culturas que o formam. No Programa Travessia - Médio cada aula, cada trabalho é uma conquista, onde se tece vínculos e se aprende juntos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário