A cada formação de módulo do projeto TRAVESSIA, a Fundação Roberto Marinho e a Secretaria de Educação do Estado - PE, além das vídeo-colaborações e atuação dinâmica dos formadores, reservam - tradicionalmente às quintas-feiras à noite - um momento de descontração, mas nem por isso, menos relevante. 24 horas antes, nos é dado um texto literário para que, a partir da leitura, possamos elaborar um esquete... algo que alie - sempre que possível - drama, comédia, poesia... temperados com disciplina e criatividade.
Correspondendo ao Percurso Livre nº 2, que objetiva orientar os alunos para uma leitura refletida a respeito da obra DOM CASMURRO - de Machado de Assis, ficaram - todas as salas de formação - incumbidas de - em um palco improvisado - revisitar personagens, figurinos, costumes de um Brasil da época da República Velha, de um Rio de Janeiro aristocrático; mas de uma Literatura feita do engenho de um mulato pobre carioca que, vencendo o preconceito, àquele momento já surpreendia com Bentinho e Capitu.
Baseado no texto MISSA DO GALO, os professores Gorete - na direção, Marcelo - narrando a história em forma de cordel, Íris de Lourdes e Iara Souza - na sonoplastia, apresentaram um texto despojado. O elenco, que apostou nas caricaturas do mulherengo traído - o escrivão Meneses (prof. Élder) e de sua infiel e voluptuosa Conceição (prof.ª Ineuda), mostrou como cenário uma Mangaratiba que mostrou como pano de fundo um Rio de Janeiro, cuja sociedade, como diria o próprio Machado, cultivava ainda "costumes velhos".
A sogra – D. Inácia (prof.ª Iracema), as escravas (professoras Cristiane e Fabiana), as meninas da casa da luz vermelha e o ingênuo Honório (prof. Ednaldo) compõem a trama que menciona influências de Os Três Mosqueteiros, do romancista francês Alexandre Dumas. Assista ao esquete que oferece como bônus - em sua introdução - uma performance mambembe e uma embolada compostas - exclusivamente - por professores do projeto TRAVESSIA (turmas 2010), em sua 2ª Formação, no Hotel Casa Grande, dos dias 22 a 27 de agosto no município de Gravatá.
Marcadores
Aarão Lins
(2)
Alexandrino
(2)
Amélia
(3)
Antônio Farias
(2)
Apoti
(1)
Arte
(11)
Barros Guimarães
(1)
Caminho das Águas
(1)
Capitão
(2)
Cinema
(2)
Cleto
(4)
Comemoração
(20)
Concursos
(7)
Cônego
(5)
Costa e Silva
(4)
Cursos
(3)
Dança
(3)
Depoimentos
(13)
Devaldo
(4)
Dias Cardoso
(12)
Dicas
(7)
Dom Lamartine
(1)
Editorial
(43)
Educ Travessia
(2)
Enem
(3)
Eraldo
(1)
Escola Gravatá
(1)
Eudóxia
(4)
Eurico
(5)
Feira Cultural
(12)
Fenearte
(6)
Formatura
(2)
Frei Epifânio
(3)
FRM
(13)
Getúlio
(5)
Governo do Estado
(1)
Guiomar
(12)
Imagem
(13)
João Batista
(1)
Leobaldo
(3)
Literatura
(18)
Mª Ana
(2)
Massauassu
(1)
Meio Ambiente
(1)
Mons. Rodrigues
(1)
Música
(12)
Natuba
(1)
Novo Telecurso
(7)
Olívia
(2)
Paroquial de Menores
(1)
Pe. José Augusto
(1)
Percurso Livre
(4)
Poesia
(10)
Polivalente
(3)
ProUni
(2)
Quintino
(2)
Sarau
(1)
SBPC
(1)
Senador
(9)
Sexualidade
(1)
Souto Maior
(5)
Tancredo Neves
(1)
Teatro
(9)
Travessia em Foco
(6)
Travessia Retrô
(20)
Vigário Pedrosa
(1)
domingo, 5 de setembro de 2010
Professores dão um show no Sarau da 2ª Formação do Travessia
Marcadores:
Dicas,
FRM,
Novo Telecurso,
Sarau,
Teatro
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário