No dia 23 de julho - lançamento do blog do Travessia da região Mata-Centro de Pernambuco, no Encontro de Supervisores e Gestores, na Escola Eurico Queiroz, na município de Bezerros - Sérgio mostrou do que é capaz. Interpretou nada mais, nada menos que "Ave Maria", do compositor austríaco Franz Schubert. A bela performance desse talento que nos deu a honra de integrar a Família Travessia, você confere aqui. Aprecie o lírismo e o espírito melódico de uma das mais célebres composições do século XIX, que marca a passagem da escola clássica para a romântica.
Marcadores
sábado, 31 de julho de 2010
Aluno do Travessia canta Ave Maria, de Franz Schubert
No dia 23 de julho - lançamento do blog do Travessia da região Mata-Centro de Pernambuco, no Encontro de Supervisores e Gestores, na Escola Eurico Queiroz, na município de Bezerros - Sérgio mostrou do que é capaz. Interpretou nada mais, nada menos que "Ave Maria", do compositor austríaco Franz Schubert. A bela performance desse talento que nos deu a honra de integrar a Família Travessia, você confere aqui. Aprecie o lírismo e o espírito melódico de uma das mais célebres composições do século XIX, que marca a passagem da escola clássica para a romântica.
Aluno, vocalista dos Cowboy's do Nordeste, fala de sua experiência no Programa Travessia - em Sairé
Destacado nas aulas, ele deu o seu depoimento, no dia 23 de julho - por ocasião do Encontro de Supervisores e Gestores - na Escola Eurico Queiroz, em Bezerros. Ivo interpretou a canção "Sozinho", de Peninha, e encerrou a sua participação ao lado do - também artista - Sérgio Cavalcante (colega de turma), com "Eu só quero um xodó" - do pernambucaníssimo Dominguinhos.
Foi bom demais. Assista ao vídeo e comprove!
Yesterday, supervisora e aluno do Travessia revivem Beatles
quinta-feira, 29 de julho de 2010
Uma 'travessia' que justifica o papel socializador da escola
Aluno do Programa Travessia na Escola Estadual Getúlio de Andrade - em Bezerros, Manoel Alves da Costa não esconde de ninguém que, durante 60 anos, abdicou do direito de estudar para sustentar a família. Anos difíceis... relembra ele.
Hoje, conta com orgulho como se deixou seduzir pela leitura e pelo método aprazível das aulas no Programa Travessia - para ele, um direito; e até parafraseia o educador Paulo Freire - segundo ele, um exemplo de amor aos estudos.
Tanto tempo se sentido excluído e vendo a sua cidadania cassada, Seu Manoel é - agora, também - uma espécie de farol àqueles que acreditam no papel da escola, que - não tenhamos dúvida - é o de, acima de tudo, pragmatizar o processo espinhoso, mas factível, da socialização, da inclusão.
Bem, àqueles que ainda não acreditam... perguntem a Manoel Alves da Costa - o seu Manoel! Ele é testemunha.
Aluna brinca de atriz ao interpretar personagem de Ariano Suassuna
Tida como uma das alunas mais destacadas da telessala, no percurso livre, Gecilene descobriu - por acaso - seus dotes artísticos, quando interpretou primorosamente o papel de Dorinha - em esquete montado a partir de O auto da Compadecida, do grande dramaturgo Ariano Vilar Suassuna.
O maior barato! Confira!
Editora de moda, promotora de eventos e, em breve... farmacêutica!
Esta menina é mesmo "fashion"!
Metodologia do Programa Travessia diminui evasão escolar
Acompanhe!
Aluno quer agora entrar para o Travessia "superior"
Entusiasta, Dão destaca a importância da prática do memorial na telessala - estimulada pelo dinamismo das professores do programa, e de tanto ter tomado gosto pela leitura, sonha alto: deseja agora ser um escritor. João Monteiro de Oliveira ainda sugere uma política educacional que institua o Travessia Superior.
Confira a bela história desta figura simpática!
Ex-aluno do Travessia passa em seleção do Banco do Nordeste
Travessia Fundamental começa a plantar sementes
quarta-feira, 28 de julho de 2010
Aluno aprovado em concurso dá o seu testemunho sobre o Travessia
Flávio Pontes Furetti é aluno do Travessia na Escola Estadual Prof.ª Maria Ana - em Bezerros. Para ele, que está concluíndo o curso, o programa tem sido de crucial importâncial na sua vida. Há 27 anos fora da sala de aula, Flávio viu no Travessia a possibilidade de concluir o Ensino Médio. Sempre pronto a aprender e a não desperdiçar as oportunidades que surgem, ele fala sobre os desafios e conquistas, assim como sobre o seu interesse pelos estudos a partir da metodologia do Novo Telecurso. Aprovado em alguns concursos, como o do IBGE, Flávio Furetti sonha agora com a universidade: quer ser professor de Matemática. Já Carlinda Maria Batista - aluna do programa de correção de fluxo do Ensino Médio na Escola Estadual Eurico Queiroz - também no município de Bezerros - falou sobre as experiências vivenciadas no projeto. Confira - no vídeo - os testemunhos!
domingo, 25 de julho de 2010
Blog tem lançamento oficial em encontro de supervisores e gestores
domingo, 18 de julho de 2010
Travessia em foco: geometria feita de sucata
Estávamos devendo este registro aqui no Blog do Travessia. Contudo, não é demais lembrar que este trabalho apresentado no Travessia em foco - em nossos encontros de supervisores - por Íris de Lourdes (Bezerros e Sairé) já obteve o reconhecimento de todos os que fazem a escola Dom José Lamartine Soares - no município de Bezerros, especialmente dos alunos que vêem no despredimento de seus professores Marcos Antônio (Exatas) e Rosinaldo dos Santos (Humanas) uma forma lúdica de aprender a Geometria.
sábado, 17 de julho de 2010
Reunião de supervisores serve à apresentação do Travessia em foco
O encontro, que teve como temáticas as comemorações juninas e a brasilidade - por ocasião da Copa no continente africano, trouxe como pauta a aplicação dos questionários do CAEd e uma exposição explicativa, através da supervisora Jaílze Campos (Equipe Central), sobre o uso correto das cadernetas.
A reunião de supervisores também foi o espaço que a Coordenação Regional utilizou para apresentar o Travessia em foco - espécie de ribalta que serve à veiculação de ações exitosas no âmbito da telessala. A sua estreia coube às supervisoras Fabiana Amaro (Chã de Alegria e Pombos) e Íris de Lourdes (Bezerros), a quem queremos - publicamente - parabenizar.
sexta-feira, 16 de julho de 2010
Travessia em foco: experiências que dão certo!
Para dar o ponta-pé inicial no Travessia em foco, Fabiana de Sousa Amaro - supervisora do programa de correção de fluxo nos municípios de Chã de Alegria e Pombos - nos brindou com o testemunho de que o projeto está pragmatizando inclusão, de fato, especialmente com aquelas pessoas erroneamente rotuladas como "descartadas" para os estudos, em função da faixa etária.
Contando com a criatividade das professoras Adriana, Gorett e Maria José - na escola Presidente Costa e Silva (Chã de Alegria) - de Katiane e Sandrelly Wiviane - na escola Capitão Manoel Gomes d'Assunção (Pombos) - o Travessia improvisou uma sala de cinema, a fim de apresentar aos alunos o escritor português Eça de Queiroz e uma de suas obras, Primo Basílio.
Para Fabiana Amaro, conhecer a vida e a trajetória do autor, elaborar textos que contemplem as características dos personagens principais da obra, além de identificar as semelhanças e diferenças entre os acontecimentos dos enredos do livro e do filme, constituiram-se - ao longo da atividade - como grandes objetivos de um trabalho que primou por aguçar, ainda mais, nos alunos a criticidade e os conceitos de cidadania.
quinta-feira, 8 de julho de 2010
Em função das fortes chuvas, inscrições do Enem foram prorrogadas
Atenção formandos do Programa Travessia! As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foram prorrogadas até o dia 16 (sexta-feira). De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), a decisão atende a uma solicitação dos governadores de Pernambuco (Eduardo Campos) e de Alagoas (Teotônio Vilela), devido ao impacto causado pelas chuvas e enchentes nos dois estados. As inscrições devem ser feitas aqui. As provas serão realizadas nos dias 6 e 7 de novembro. A taxa de inscrição é de R$ 35, mas alunos de escolas públicas são isentos.
Inclusão
O Enem concede diploma para maiores de 18 anos. Um motivo a mais para ficar atento. Adultos que não tenham concluído ou cursado o Ensino Médio podem conseguir seus diplomas fazendo as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Os candidatos precisam apenas atingir a pontuação mínima exigida, 400 pontos em cada prova e 500 na redação, e ter mais de 18 anos. Os certificados serão emitidos pelas secretarias estaduais de cultura, pelos institutos federais de educação, ciência e tecnologia e pelos centros federais de educação tecnológica. O candidato deve informar de qual instituição deseja ganhar o diploma.
quarta-feira, 7 de julho de 2010
Equipe Travessia comemora aniversário do prof. Marcelo Araujo
sábado, 3 de julho de 2010
Recepção calorosa em aula da saudade, na escola Guiomar Krause
do blog Conversa da Gente, do Novo Telecurso
Na aula da saudade, alunos recém-formados ou prestes a se formar recebem estudantes que estão entrando para o Travessia. A ideia é que eles não só deem as boas-vindas aos novos alunos, mas que também falem de sua experiência no programa educacional.
Nestes vídeos, você pode ver como foi a aula da saudade de abril do ano passado (2009), com as turmas dos professores Marcelo José de Araujo e Marilu Sinézia dos Santos Lopes, na Escola Guiomar Krause, em Vitória de Santo Antão. Na turma que estava se despedindo estava Maria Severina da Silva, uma personagens do documentário “Travessias” - do cineasta carioca José Eduardo Souza.
Primeira parada: Formatura
Quem foi à festa pôde ver de perto dois atores que já conheciam da TV, das aulas do Telecurso: os mestres de cerimônia Dedina Bernadeli e Caio Blat – este, figura conhecida desde os primórdios do projeto, ainda garoto. Os alunos vieram do Recife e de mais dez municípios pernambucanos - são 492 telessalas espalhadas pelo estado -, e foram recebidos pelo governador Eduardo Campos e pelo secretário de Educação Danilo Cabral.
O aluno Fernando Diniz, destaque da escola Guiomar Krause, em Vitória de Santo Antão, recebeu o seu certificado de conclusão das mãos do próprio governador. Outros alunos que se destacaram também foram homenageados, mas todos os que compareceram à cerimônia puderam se sentir especiais - embora soubessem muito bem que este foi apenas o primeiro passo que deram em direção ao futuro. A festa terminou ao som da banda de mangue bit Nação Zumbi.
O programa Travessia foi adotado pelo governo de Pernambuco como política pública de ensino em 2007. Hoje, atende a 120 mil alunos e a expectativa é que este número chegue a 260 mil em quatro anos. Em setembro deste ano, mais 46 mil jovens de todas as idades receberão seus certificados de conclusão.
sexta-feira, 2 de julho de 2010
Aprendendo com os alunos
Professor da Escola Guiomar Krause, em Vitória de Santo Antão, Zona da Mata de Pernambuco, Marcelo Araujo é um grande entusiasta do Travessia.