quarta-feira, 2 de março de 2011

Supervisora Luciana Dutra é apresentada à equipe de professores Travessia - Médio, em Bezerros

Marcelo Araujo, coordenador do Travessia - Médio,
oficializa ida da prof.ª Luciana Dutra para a Supervisão

Em visita às escolas do município de Bezerros, que mantém o Programa Travessia - Médio, foi anunciado o nome da professora Luciana Maria de Lima Dutra (5ª, da direita para a esquerda - na foto) para ocupar a função de supervisora. Licenciada em Letras e com pós-graduação (lato sensu) em Língua Portuguesa, ela já ocupou a direção do Departamento de Cultura da Terra dos Papangus.

Luciana Dutra vem para substituir - em caráter pro tempore - a supervisora Íris de Lourdes (licença maternidade), nas escolas Dom Lamartine, Getúlio d´Andrade e Maria Ana até o início do mês de maio, para em seguida assumir a supervisão das novas turmas (2011) nas escolas Cônego Alexandre, Eurico Queiroz (Bezerros) e João Pessoa de Souto Maior (Sairé).

Parabéns Luciana! Sucesso, querida!

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Gestor da GRE Mata-Centro comunica às escolas os critérios para a formação das turmas do Travessia 2011

Em comunicado à Gerência Regional de Ensino da Mata-Centro, a Gerência Geral do Programa de Correção do Fluxo Escolar, através da prof.ª Ana Coelho Vieira Selva - seguindo novo reordenamento da rede - autorizou a abertura, apenas, de 23 telessalas (Travessia Médio) e 26 telessalas (Travessia Fundamental) - a serem distribuídas nos 13 municípios da Gerência Regional de Vitória de Santo Antão.

Em face do grande número de pré-matrículas para o programa, a Coordenação Regional do Travessia Médio estimava criar 78 novas telessalas - que atenderiam 2.730 alunos com distorção idade/série - o que geraria, aproximadamente, 117 contratações de professores temporários. Entretanto, com a redução no número de turmas, e seguindo recomendação da SEE/PE, o gestor Jarbas Dourado comunicou às escolas - em ofício - sobre os critérios de ingresso, dos alunos, no projeto.

Confira a íntegra do texto!

Vitória de Santo Antão, 16 de fevereiro de 2011

Ofício nº 017 /2011 – GAB
Prezado(a) Gestor(a),

O Projeto Travessia, iniciado em 2007 para atender ao Ensino Médio e em 2010 para atender ao Ensino Fundamental, tem por objetivo a correção da distorção idade-série na rede estadual.

Considerando o início do ano letivo e a formação de turmas do Projeto Travessia, a Secretaria de Educação, através do Ofício nº 114 /2001 – GAB, apresenta as seguintes orientações:

- Sendo o objetivo do Travessia a correção do fluxo escolar na rede estadual, só poderão participar do Projeto, os alunos que tenham estudado no ano anterior (2010) na rede pública de ensino (estadual ou municipal);

- Estudantes que já concluíram os anos finais Ensino Fundamental, mas estavam afastados da escola há mais de um ano, deverão ser matriculados nas turmas de EJA Médio ou Ensino Regular, conforme o caso;

- Estudantes que já concluíram os anos iniciais do Ensino Fundamental, mas estavam afastados da escola há mais de um ano, deverão ser matriculados nas turmas de EJA Fundamental ou Ensino Regular, conforme o caso;

- Para a formação das turmas de Educação de Jovens e Adultos, faz-se necessário observar os artigos 26 e 27 da Instrução Normativa nº 02 /2011, que trata da idade mínima para ingresso nessa Modalidade de ensino.

Essas medidas visam garantir o pleno funcionamento da Educação de Jovens e Adultos no Estado, considerando a importância histórica e social de atendimento aos alunos que não concluíram ser percurso escolar na idade adequada.

Segue em anexo, o Ofício Circular nº 04 /2011, da Gerência Geral do Programa de Correção do Fluxo Escolar da Secretaria de Educação do Estado que trata da formação das turmas do Projeto Travessia 2011.

Atenciosamente,
Jarbas Dourado Castro
Gestor da Gerência Regional de Educação da Mata Centro

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Prof.ª Ana Selva explica em ofício circular sobre a redução no número de telessalas em todo o Estado


Recife, 11 de fevereiro de 2011

Ofício Circular Nº 04/2011

Prezados(as) Gestores(as),

Conforme indicado no ofício enviado pelo Secretário Anderson Gomes, estamos encaminhando, em anexo, as planilhas relativas ao atendimento do Travessia, Médio e Fundamental, em cada GRE. Como vocês podem observar há uma redução na possibilidade de atendimento de todas as GREs. A redução proposta foi feita com base na informação de turmas previstas enviada pela GRE. Esta redução de atendimento reflete o caráter temporário que os projetos de correção de fluxo têm e a necessidade de fortalecermos a modalidade de Educação de Jovens e Adultos.

Em relação à organização das turmas, reforçamos que todos os alunos que irão cursar o Travessia, cujo objetivo é correção do Fluxo Escolar, devem ter cursado o ano de 2010, ao menos, na rede pública, estadual ou municipal.

Estudantes que estavam fora da escola ou que cursaram em 2010 a rede particular devem ser encaminhados à EJA ou ao Ensino Regular.

Agradecemos a colaboração e apoio,

Atenciosamente,

Ana Coelho Vieira Selva
Gerência Geral do Programa de Correção do Fluxo Escolar

Ilmo(a) Sr(a)
Gestores(as) Regionais das
17 GREs

quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Formação para o 3º módulo do Travessia - Médio, turmas 2010, será em Garanhuns


Professores do Travessia - Médio das GREs Arcoverde e Vitória de Santo Antão participarão de formação para o módulo no Tavares Correia, em Garanhuns.

Conforme ofício circular nº 01/2011, a Secretaria de Educação do Estado e a Fundação Roberto Marinho estarão realizando, no período de 20/02 a 25/02/2011, a Formação dos Professores e Supervisores do módulo do Programa Travessia – Ensino Médio, no Hotel Tavares Correia, em Garanhuns.

A carga horária será de 40 horas com direito a declaração fornecida pela SEE/PE. A Chegada dos participantes ao local indicado é a partir das 16 horas do domingo, dia 20/02, impreterivelmente. A abertura do evento, às 19 horas do domingo, dia 20/02. O encerramento está previsto para às 12 horas da sexta-feira, dia 25/02

Como de praxe, as despesas com hospedagem e alimentação ocorrerão por conta da SEE/PE. Custos com deslocamento e transporte serão ressarcidos no local do evento pela Coordenação Estadual. Importante dizer que os professores que fazem uso de medicamento não deverão esquecer de levá-lo.

quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Estado abre seleção interna para a contratação de 488 professores para Escola de Referência

Escola José Joaquim da Silva Filho (POLIVALENTE),
em Vitória de Santo Antão, também oferece vagas

Segundo o portal da Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco (SEE/PE), estão abertas as inscrições para a seleção interna de 488 professores que atuarão nas escolas de referência e nas unidades técnicas do Estado. A portaria, que autoriza a contratação, foi publicada no Diário Oficial desta quinta-feira (27).

Podem participar os docentes concursados da rede. As inscrições, que devem ser realizadas nas sedes das 17 Gerências Regionais de Educação (GREs). No caso específico dos 13 municípios jurisdicionados pela GRE Mata-Centro, as inscrições começam hoje (27) e seguem até sexta-feira (dia 28) na sede da própria Gerência Regional de Educação (Vitória de Santo Antão), na Célula de Desenvolvimento de Pessoas (CDP) - até às 13 horas.

Na ocasião, além de preencher um requerimento com os dados pessoais e indicar a opção da disciplina que deseja ensinar e a escola em que quer atuar, o candidato deve apresentar cópia dos seguintes documentos: diploma ou certificado do curso de Licenciatura Plena; histórico escolar do curso de graduação; diploma da pós-graduação; carteira de Identidade; CPF; currículo devidamente comprovado; contracheque e comprovante de residência.

A seleção será feita por meio da análise do currículo do candidato, quando será atribuída uma nota de zero a dez. Serão considerados aprovados no processo de seleção aqueles que obtiverem nota a partir de sete (7,0). O resultado final será publicado no dia 07 de fevereiro, no site da Secretaria de Educação (SEE/PE) e no Diário Oficial do Estado.

Os aprovados estarão em sala de aula a partir da segunda semana de fevereiro. Vale lembrar que, as vagas existentes serão preenchidas pelos candidatos aprovados, respeitando a ordem de classificação. Eles terão o prazo máximo de até 48 horas, após convocação da Secretaria Executiva de Educação Profissional (SEEP), para serem encaminhados e localizados nas unidades de ensino.

Os professores efetivos do Estado que estavam localizados no Programa Travessia - Médio, mas que foram obrigados a migrar para o ensino regular, podem participar da seleção interna para as escolas de referência jurisdicionadas pela GRE Mata-Centro. O salário bruto (Classe I, Nível A) fica em torno de R$ 3.606,52.

Segue abaixo o quadro de vagas para professores das Escolas de Referência da GRE Mata-Centro:

Escola de Referência de Ensino Médio Antônio Farias (Gravatá)
+ Inglês: 01
+ História: 01
+ Matemática: 01
+ Física: 01

Escola de Referência de Ensino Médio de Gravatá (Gravatá)
+ Português: 01

Escola de Referência de Ensino Médio José Joaquim da Silva Filho - Polivalente (Vitória de Santo Antão)
+ Português: 01
+ Matemática: 01
+ Química: 01
+ Física: 01

Escola de Referência de Ensino Médio Mons. João Rodrigues de Carvalho (Escada)
+ Português: 01
+ Matemática: 01
+ Física: 01

Escola de Referência de Ensino Médio Dr. Alexandrino da Rocha (Bonito)
+ Inglês: 01
+ Matemática: 01
+ Química: 01
+ Física: 01

Escola de Referência de Ensino Médio João Pessoa de Souto Maior (Sairé)
+ Inglês: 01
+ Matemática: 01
+ Química: 01
+ Física: 01

Escola de Referência de Ensino Médio Barros Guimarães (Glória de Goitá)
+ Inglês: 01
+ Filosofia: 01
+ Física: 02
Confira aqui o EDITAL.

quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Anderson Gomes reafirma que meta é melhorar a distorção idade/série

Foto: Ademar Filho
da Assessoria de Comunicação da SEE

O secretário de Educação, Anderson Gomes, recebeu a visita da gerente geral de Educação da Fundação Roberto Marinho (FRM), Vilma Guimarães. O encontro, que aconteceu nesta quarta-feira (12), na sede da SE, na Várzea, serviu para reafirmar o compromisso do Governo quanto à permanência dos Programas de Correção de Fluxo para o Ensino Médio (Travessia) e para o Ensino Fundamental (anos finais).

“Nossa meta é avançar no âmbito da qualidade do ensino. Por isso, além de permanecer com a metodologia adotada pelos programas, queremos ampliá-los”, disse Anderson Gomes.

Vilma Guimarães explicou que o ano letivo terá modificações positivas. “Estamos começando a estruturar novas ações. A ideia é que, este ano, a gente consiga trabalhar a qualificação profissional no âmbito da escola. Para isso, faremos um estudo no intuito de adequar os cursos que queremos oferecer à vocação de cada município”, explicou.

Travessia – No Ensino Médio, ele já atendeu a mais de 102 mil estudantes. A ação ajudou a reduzir a taxa de distorção idade-série que em 2007 era de 70% e, em 2010, caiu para 53% no ensino médio, segundo dados do Censo Escolar 2009. Já no Ensino Fundamental, o Travessia, iniciado ano passado, atende atualmente a 14 mil jovens com histórico de duas ou mais repetências. A metodologia
utilizada é a mesma do telecurso.

quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

SELEÇÃO: Estado vai contratar 4,4 mil professores temporários


O Secretário de Educação, Anderson Gomes, anunciou - através de Elisabete Jales, superintendente de desenvolvimento de pessoas - que o Estado irá contratar 4.404 mil professores temporários para o ano letivo de 2011.

As inscrições para o processo seletivo começam nesta sexta-feira (7) e devem ser feitas através do site http://www.educacao.pe.gov.br/ até o dia 16.

Podem se inscrever profissionais de todo o Estado e não haverá taxa de inscrição. Também existem 50 vagas para intérprete e 22 para instrutor de Língua Brasileira de Sinais e 24 para braillista.

As vagas são para trabalhar em projetos da secretaria e em algumas situações de ensino regular, quando houver necessidade de afastamento do professor titular. Os novos professores vão atender a demanda de todas as séries do ensino fundamental e médio. A carga horária é de 150 horas e salário de R$ 768.

O contrato vale por um ano, podendo ser prorrogado a critério do governo. Os candidatos serão escolhidos por meio de seleção simplificada, separados por área de conhecimento: humanas, exatas e educação física.

Os critérios de seleção são análise de títulos e experiência docente. Os nomes dos profissionais contratados será divulgado até o dia 24 de janeiro. O processo está sendo organizado pela Secretaria de Educação.

Àqueles que desejam participar do processo seletivo para lecionar no Programa Travessia (Fundamental e Médio) devem aguardar a publicação do edital e a sua divulgação no site da Secretaria de Educação (www.educacao.pe.gov.br).

A previsão é de que as turmas 2011/2012 tenham início no mês de março. A vigência do contrato é de 1 ano e 6 meses. Maiores informações, assim que for publicada a abertura do concurso no Diário Oficial do Estado.

quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Professores do Travessia - MÉDIO participam da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência


Com o tema "Educação como direito de todos", foi aberta a Reunião Regional da SBPC em Pernambuco. Tendo como um dos pólos o município de Vitória de Santo Antão, a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, no Centro Acadêmico de Vitória - CAV/UFPE trouxe, em sua programação, palestras, exposição de banner e minicursos. Professores e supervisores do Travessia - Médio se fizeram presentes.

Destaque especial para o minicurso "Tópicos em Liderança e Gerenciamento nas Organizações", ministrado pelas professoras Viviane Gouveia (UFPE) e Zuedja Karina Coelho (UFPE), e que teve em sua ementa o conceito de liderança e gerenciamento, o marketing pessoal, o trabalho em equipe e a motivação.

A pesquisadora da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), prof.ª Cláudia Cristina Cardoso Bejan ministrou minicurso sobre a síntese de biodíesel a partir de óleo de fritura. A conclusão de seus estudos levam a um melhor entendimento sobre os conceitos e legislação desse combustível, além de uma reflexão sobre a importância do cumprimento do Protocolo de Kyoto.

Coordenação do Travessia - MÉDIO traz especialista para discutir nas telessalas a pedagogia pela PAZ


A Equipe de Coordenação do Travessia - MÉDIO organizou, no último Encontro de Supervisores do ano, no auditório da GRE Mata-Centro, palestra - cuja temática tratou da PAZ. Professor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e membro-diretor da organização não-governamental Move Paz, Saulo Cabral de Santos abordou a pedagogia como a força motriz da PAZ.

Em sua fala, Santos chamou a atenção para que os currículos contemplem - de modo transdiciplinar - mudança, no espaço escolar, tranformando a cultura de violência instalada em cultura de paz. O Encontro trouxe em sua pauta, ainda, o Travessia em Foco - apresentado pelas supervisoras Vanessa Deonice De Paula (Gravatá) e Consuelo Melo (Barra de Guabiraba e Bonito).

A reunião contou com presença da prof.ª Marcela Secundes - Chefe da Unidade de Desenvolvimento de Ensino - UDE. A Equipe de Coordenação, formada pelos professores Célia Maria, Marcelo Araujo e Cristina Francelino, aproveitou o momento para avaliar, juntamente com os supervisores, os números do programa no ano de 2010, abrindo discussão sobre as perspectivas para 2011.

Muito bom!

terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Fundação Roberto Marinho visita a Equipe de Coordenação

Recebemos no dia de ontem (13) os professores Marcus Julierme, Regina Farias e Geane Bezerra - consultores da Fundação Roberto Marinho. Na pauta foram discutidos o projeto pedagógico complementar (atividade extra-curricular vivenciada a cada módulo), assim como a criação de outros mecanismos que subsidiem o trabalho feito nas telessalas. Foi o momento também que a Equipe de Coordenação (professores Cristina Francelino, Célia Maria e Marcelo Araujo), apresentou relatório de conquistas como o Travessia em Foco (atividade de acompanhamento e apresentação dos supervisores nas reuniões mensais), o blog, as palestras temáticas para supervisores do projeto (nível MÉDIO) e o aumento na previsão de turmas para 2011.

segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Alunos dramatizam crônicas de Veríssimo, no Travessia em Cena


Dia 22 de novembro a Coordenação do Travessia - MÉDIO foi conferir de perto o trabalho desenvolvido pelos professores José Roberval de Lima, Iara Portela de Macedo e Maria Lucinete da Silva - da Escola João Pessoa Souto Maior, no município de Sairé, junto aos alunos do programa. Supervisonados pela prof.ª Íris de Lourdes, professores e alunos vivenciaram o projeto pedagógico complementar "Travessia em Cena", a partir da dramatização de crônicas de Luís Fernando Veríssimo. Muito bonito! Confira!

sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Formatura Travessia: 33 mil jovens erguem o diploma no Centro de Convenções, em Olinda


Este último domingo (5/12) ficou marcado na cabeça de mais de 33 mil estudantes pernambucanos com distorção idade/série como o início da virada em suas vidas. Eles são os formandos do Programa Travessia, iniciativa do Governo do Estado em parceria com a Fundação Roberto Marinho (FRM), que lhes possibilitou a conclusão do ensino médio e a chance de ingressar numa universidade.

Realizada no Centro de Convenções, a terceira formatura de alunos do programa Travessia contou com a presença do governador Eduardo Campos, da primeira-dama, Renata Campos e do presidente da FRM, José Roberto Marinho. Apresentada pelos atores José Wilker, Camila Pitanga e Virgínia Cavendish, a solenidade teve nos 13 mil estudantes presentes as grandes estrelas da tarde. A elétrica Elba Ramalho fechou a cerimônia.

A GRE Mata-Centro foi representada pelos coordenadores Célia Maria e Marcelo Araujo, e teve como aluno-destaque, Sérgio Cavalcanti - da Escola João Batista Souto Maior, do município de Sairé. Os alunos João Monteiro e Mª Fabiana - ambos de Bezerros; Ezequiel Raimundo e José Henrique, de Chã Grande; Patrícia Maria, de Glória do Goitá e Jonas Amador, de Gravatá, completaram o grupo.

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Projeto Ler é Dez!


A supervisora do Travessia - Médio, Virgínia Núria, da Escola Estadual Frei Epifânio, no município de São Joaquim do Monte, trouxe à tona projeto de incentivo à leitura desenvolvido pelo prof. Paulymelque Benício (Humanas), em articulação com a prof.ª Jailma Venceslau (Exatas). Criativa, a ideia é a de dar um basta àquela velha história de que nunca encontramos tempo para apreciar os livros.

De acordo com o prof. Paulymelque, nas rodas de conversa, em sala de aula, os alunos justificavam sempre não ter o hábito da leitura por pura e exclusiva falta de tempo. Foi aí que ele propôs uma rotina diária de leitura a estudantes fora de faixa, em sua grande maioria - trabalhadores.

O Projeto propõe a implementação da suspensão de toda atividade escolar por 10 minutos, a fim de que estudantes se dediquem ao prazer dos livros, como uma atividade permanente na rotina da escola. A ação didático-pedagógica que foi apresentada na sessão Travessia em Foco, estimula e 'valida' diversas leituras: de revistas, quadrinhos e gibis, aos paradidáticos prescritos no percurso livre.

Em Escada, alunos vivenciam projeto sobre o folclore em nosso Estado


Alunos da Escola Eraldo Campos, na cidade de Escada, promoveram culminância - cuja temática abordou a influência folclórica em nossos hábitos e costumes. Segundo a supervisora do Travessia - Médio, prof.ª Fátima Pereira, o Brasil possui riquíssimo patrimônio no campo da cultura - campo este, singular pela sua pluralidade. Para ela, foi seguindo essa visão que os educandos buscaram resgatar - através de apresentações - formas culturais diversas da Zona da Mata pernambucana.

Objetivando colaborar na preservação do patrimônio cultural e histórico, alunos e professores procuraram - de forma leve e didática - conceituar o que é Cultura. Para tanto, apoiaram-se no Caderno de Cultura (Fundação Roberto Marinho), espécie de fotografia 3x4, uma súmula das manifestações - nos seus múltiplos aspectos - da cultura pernambucana. "Nossos alunos resgataram o artesanato, muito difundido em nossa região, criando e cultuando as tradições dos nossos antepassados de forma criativa", endossou a supervisora.

Neste mês de novembro, o projeto "Folclore: influência em nossa cultura" entrou para o time de ações que fazem parte do Travessia em Foco, sessão do Encontro de Supervisores do Programa Travessia - Médio. A comunidade escolar do Eraldo Campos pôde reconhecer a pluralidade cultural do nosso Estado através do artesanato que, a partir de peças de renda, como: bordados e tapeçaria, constituíram expressivo patrimônio cultural do povo pernambucano.

A culinária e o perfil indumentário das nossas festas - incluam-se aí os festejos juninos - foram objetos de debate por meio de pequenas amostras que intentaram jogar luz sobre antigas tradições populares. À ocasião da culminância foi montada pequena mesa que abordou a rica e expressiva influência canavieira do município de Escada - muito conhecido pelos seus tradicionais casarios rurais e pelos seus engenhos.

No esboço do projeto encaminhado a esta Coordenação, os professores conluíram que em um país como o Brasil, tão diverso, tão grande, com tantas expressões diferentes, com tantos jeitos de ser, de brincar, de conviver, e que vão se modificando de lugar para lugar - a toda hora, não se pode falar de uma única cultura, mas das muitas culturas que o formam. No Programa Travessia - Médio cada aula, cada trabalho é uma conquista, onde se tece vínculos e se aprende juntos.

domingo, 21 de novembro de 2010

Alunos da Escola Gravatá descobrem laboratório de ciências


Supervisora do Travessia - Fundamental, na Escola Gravatá, no município de mesmo nome, a prof.ª Valéria Vanda de Oliveira nos enviou alguns registros - realizados no mês de outubro - da visita feita por alunos e promovida pelos professores (Exatas e Humanas) do programa, ao Laboratório de Ciências da Escola Estadual Devaldo Borges (Centro).

Segundo Valéria, os educandos puderam entrar em contato com amostras das mais variadas formas e espécies, familiares a eles apenas em livros. Oriundos de um estabelecimento escolar periférico e ainda sem maiores estruturas para a realização desse tipo de atividade, esses discentes experenciaram - na prática - uma aula inesquecível.

Isso aí, gente! Vocês, da Escola Gravatá (no Bairro Novo) - enquanto agentes promotores da reflexão e do conhecimento - estão protagonizando belíssimo trabalho de inclusão social. Parabéns à gestão escolar, parabéns à supervisora Valéria Vanda pelo trabalho, parabéns aos alunos, parabéns aos professores!

II Expo Cine-Mídia em Gravatá serve à revelação de alunos-atores

Para vivenciar a Expo Cine Mídia, a Escola Estadual Cleto Campelo, no clima ameno da cidade serrana de Gravatá, exibiu os principais temas sobre o Cinema, além de boas produções estrangeiras e nacionais. O evento ocorreu nos dias 10 e 11 de novembro e dedicou, também, valioso espaço às ações trabalhadas - no percurso livre de Língua Portuguesa - por alunos e professores do Programa Travessia - Médio (módulo das turmas 2010).

Contando com a criatividade da supervisora Vanessa De Paula e com o trabalho elogiável das professoras Josilene Vasconcelos, Acsa Figueiredo, Laudenice Gomes e Clécia Barbosa, alunos se revelaram excelentes atores quando incorporaram a alma irrequieta de João Grilo, a muganga e os trejeitos de Chicó, a esperteza do Bispo e do Padre, a volúpia de Dora - mulher do Padeiro, e o despotismo do Major Antônio Morais.

Compuseram o cenário, retratações caricatas feitas em grafite e xilogravuras gravadas pelos próprios alunos. Ao fundo, o ritmo armorial dava a sensação de estarmos no universo picaresco do mestre Ariano. Em breve, aqui, vídeo compacto do esquete, que teve como temática "A cobiça" e que foi reprisado em oito sessões e visto por cerca de 200 espectadores que frequentaram o evento. Aguardem! Imperdível!

sábado, 20 de novembro de 2010

Homem de cor

O Dia da Consciência Negra é celebrado em 20 de novembro no Brasil e é dedicado à reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira. A semana dentro da qual está esse dia recebe o nome de Semana da Consciência Negra. A recomendação é para que seja vivenciado nas telessalas do Travessia.

A data foi escolhida por coincidir com o dia da morte de Zumbi dos Palmares, em 1695. O Dia da Consciência Negra procura ser uma data para se lembrar a resistência do negro à escravidão de forma geral, desde o primeiro transporte forçado de africanos para o solo brasileiro (1594).

Como forma de homenagear a negritude, no Brasil, pinçamos o texto anônimo na internet "Homem de cor". Bem humorado, ele reflete sobre o preconceito racial - camuflado ou não - que se utiliza de eufemismos na designação linguística e na fala inconsciente dos brasileiros.

Homem de cor

Após ser chamado de homem de cor, o crioulo vira-se e diz: - Caro irmão branco, quando eu nasci, eu era negro; depois eu cresci, eu continuei negro; quando eu pego sol, eu sou negro, quando sinto frio, eu permaneço negro, quando eu tenho medo, eu sou negro, quando adoeço, continuo negro, e o dia em que eu morrer, ainda serei negro.

Enquanto que você, homem branco..., quando nasceu, era rosa; e aí... cresceu e ficou branco; agora, quando você pega sol, fica vermelho; quando sente frio, fica azul; quando sente medo, fica verde; quando adoece, fica amarelo, e quando morrer, ficará cinza. Então, prezado amigo, como é que ainda tem a cara de pau de me chamar de homem de cor?!

Alunos doTravessia integrados na IV Exposição Cultural, em Escada


Ocorrida no dia 3 de novembro, a IV Exposição Cultural, promovida pela Escola Estadual Monsenhor João Rodrigues - na cidade de Escada, deu lugar a algumas das atividades de alunos (turmas 2009 e 2010) e professores do Travessia - Médio.

Sob a supervisão da prof.ª Amara Queiroz e orientados pela prof.ª Adaura Martins, os discentes mostraram - na prática - quais os alimentos capazes de agradar o paladar, combinando corpo saudável e boa forma.

Foi montado, também, stand e distribuído folhetos com a finalidade de chamar a atenção para os riscos da internet - através do mau uso das redes sociais, tais como facebook, orkut, twitter, sonico, quepasa e messenger.

Muito bom!

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Projeto de reeducação alimentar justifica o caráter social da escola


As professoras Ana Carolina Barbosa da Silva, Patrícia Hander de Lucena Neri, Valdira Aquino de Melo, contando com a colaboração da supervisora do Travessia Médio Simoni Patrícia, desenvolveram na Escola Antônio Dias Cardoso, em Vitória de Santo Antão - PE, projeto sobre educação alimentar. "Sabor, Saúde e Poesia" envolveu alunos do programa de correção de fluxo idade/série das turmas 2009.

De acordo com as autoras, a ação buscou alertar os discentes para a necessidade de uma alimentação de qualidade, visando um melhor desenvolvimento humano, exercitando e desenvolvendo - inclusive - competências nas áreas de Biologia e Língua Portuguesa, uma vez que a atividade serviu também ao lançamento de uma pequena coletânea contendo receitas culinárias e poéticas de alunos e professores do Travessia.

Segundo, ainda, as articuladoras, "Sabor, Saúde e Poesia" procurou dar especial atenção a um de seus propósitos primários: orientar as famílias dos educandos, fazendo-os multiplicadores do conhecimento desenvolvido e proporcionando a possibilidade de melhorias para a comunidade escolar como um todo. O projeto foi apresentado no último Encontro de Gestores e Supervisores do Programa Travessia, no município de Bezerros.

Para a prof.ª Carol Barbosa, sua relevância residiu no fato da escola atender a pessoas advindas de comunidades carentes, que muitas vezes chegam à escola mal alimentadas, ou sem alimentação alguma. "Orientar tais pessoas em torno de formas simples, baratas e eficazes de reorganizar a sua alimentação, trará benefícios na melhoria da qualidade de vida de toda a família e do próprio rendimento escolar de nossos alunos". Ratificou.

Para quem desejar copiar a ideia...

Foram realizadas pesquisas, palestra com nutricionistas, produção de textos, troca de receitas entre os alunos, envolvimento de alunos e professores, o que gerou uma nova visão sobre o que é uma alimentação de qualidade, culminando na elaboração de cadernos de receitas culinárias e poéticas, permeado por poemas que tratam do mesmo tema, multiplicando essas informações para a comunidade escolar como um todo.

Revisão, em sala de aula, do valor nutricional dos alimentos, da pirâmide alimentar, e da necessidade alimentar dos indivíduos de acordo com sua idade, altura, peso, sexo e atividades físicas que realizam fizeram parte do corpus que deu fundamentação ao trabalho. A exibição do vídeo Comer é um Direito, do Projeto Educação à Mesa, da Fundação Roberto Marinho contribuiu, também, para a realização do projeto.

Foram propostas pesquisas em livros, revistas especializadas e internet sobre doenças causadas pela má alimentação e utilização dos dados obtidos para discussão em sala de aula e maior conscientização por parte do alunado; Troca de receitas entre os alunos (receitas de família e pesquisadas), estudo do gênero textual “receita” e elaboração de receitas poéticas colaboraram para dar um tempero especial a este "cardápio".

Veja o que disseram os alunos!

"Eu aprendi a comer tudo o que eu preciso para ter uma vida saudável e ficar satisfeita, porque eu comia muito e não me sentia bem."
(Valdicélia - aluna)

"Eu comia muito, mas depois da palestra eu descobri que comer muito não é ter uma boa alimentação e agora sei como aproveitar melhor as vitaminas de que meu corpo precisa. Tudo foi muito importante, porque mudei meus hábitos e estou me sentindo muito melhor."
(Luzia Maria - aluna)

"Sou uma pessoa que não gostava de tomar café da manhã, me alimentava mal. Tivemos uma palestra com uma nutricionista e ela me orientou a ir acostumando o meu organismo aos poucos. Fiz o que ela sugeriu e me sinto melhor."
(José Rooseveltt – aluno)

"Nós aprendemos muitas coisas sobre a importância da boa alimentação, sobre as vitaminas e sais minerais. Aprendemos sobre alguns males que os alimentos podem auxiliar no tratamento e ajudar no bom funcionamento do organismo."
(Paulo Aramis - aluno)

"Os alimentos são delícias fundamentais para o desenvolvimento do nosso corpo. Devemos nos alimentar bem, fazer uma mistura bem bonita dos alimentos, comendo frutas, verduras, carnes, leite, etc. A má alimentação pode trazer muitos transtornos e desequilíbrio ao organismo."
(Isabela Gomes – aluna)

O que nós - da Equipe de Coordenação do Travessia Médio - poderíamos dizer, além de dar os parabéns a todos os envolvidos neste belíssimo projeto?! Recomendamos a disciplina e o trabalho articulado... coeso, a fim de constituirmos o melhor caminho para que performances - como esta - multipliquem-se e garantam, através da atuação de alunos e professores, o papel socializador da escola. Eis aqui uma lição. Copiem!

terça-feira, 9 de novembro de 2010

No município de Chã de Alegria, o Travessia também rende bons frutos


A Escola Presidente Costa e Silva, no município de Chã de Alegria, através do Programa Travessia do Ensino Médio, reúne bons exemplos de alunos em busca da boa prática cidadã. Monitorados pelos professores e apoiados pela supervisora Fabiana Amaro, eles instituiram o Escurinho do Cinema e promoveram comemorações como as do Dia do Estudante e o do Amigo. Confira também imagens da formatura da turma 2009-2010. Muito bom!