quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Professores do Travessia - MÉDIO participam da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência


Com o tema "Educação como direito de todos", foi aberta a Reunião Regional da SBPC em Pernambuco. Tendo como um dos pólos o município de Vitória de Santo Antão, a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, no Centro Acadêmico de Vitória - CAV/UFPE trouxe, em sua programação, palestras, exposição de banner e minicursos. Professores e supervisores do Travessia - Médio se fizeram presentes.

Destaque especial para o minicurso "Tópicos em Liderança e Gerenciamento nas Organizações", ministrado pelas professoras Viviane Gouveia (UFPE) e Zuedja Karina Coelho (UFPE), e que teve em sua ementa o conceito de liderança e gerenciamento, o marketing pessoal, o trabalho em equipe e a motivação.

A pesquisadora da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), prof.ª Cláudia Cristina Cardoso Bejan ministrou minicurso sobre a síntese de biodíesel a partir de óleo de fritura. A conclusão de seus estudos levam a um melhor entendimento sobre os conceitos e legislação desse combustível, além de uma reflexão sobre a importância do cumprimento do Protocolo de Kyoto.

Coordenação do Travessia - MÉDIO traz especialista para discutir nas telessalas a pedagogia pela PAZ


A Equipe de Coordenação do Travessia - MÉDIO organizou, no último Encontro de Supervisores do ano, no auditório da GRE Mata-Centro, palestra - cuja temática tratou da PAZ. Professor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e membro-diretor da organização não-governamental Move Paz, Saulo Cabral de Santos abordou a pedagogia como a força motriz da PAZ.

Em sua fala, Santos chamou a atenção para que os currículos contemplem - de modo transdiciplinar - mudança, no espaço escolar, tranformando a cultura de violência instalada em cultura de paz. O Encontro trouxe em sua pauta, ainda, o Travessia em Foco - apresentado pelas supervisoras Vanessa Deonice De Paula (Gravatá) e Consuelo Melo (Barra de Guabiraba e Bonito).

A reunião contou com presença da prof.ª Marcela Secundes - Chefe da Unidade de Desenvolvimento de Ensino - UDE. A Equipe de Coordenação, formada pelos professores Célia Maria, Marcelo Araujo e Cristina Francelino, aproveitou o momento para avaliar, juntamente com os supervisores, os números do programa no ano de 2010, abrindo discussão sobre as perspectivas para 2011.

Muito bom!

terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Fundação Roberto Marinho visita a Equipe de Coordenação

Recebemos no dia de ontem (13) os professores Marcus Julierme, Regina Farias e Geane Bezerra - consultores da Fundação Roberto Marinho. Na pauta foram discutidos o projeto pedagógico complementar (atividade extra-curricular vivenciada a cada módulo), assim como a criação de outros mecanismos que subsidiem o trabalho feito nas telessalas. Foi o momento também que a Equipe de Coordenação (professores Cristina Francelino, Célia Maria e Marcelo Araujo), apresentou relatório de conquistas como o Travessia em Foco (atividade de acompanhamento e apresentação dos supervisores nas reuniões mensais), o blog, as palestras temáticas para supervisores do projeto (nível MÉDIO) e o aumento na previsão de turmas para 2011.

segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Alunos dramatizam crônicas de Veríssimo, no Travessia em Cena


Dia 22 de novembro a Coordenação do Travessia - MÉDIO foi conferir de perto o trabalho desenvolvido pelos professores José Roberval de Lima, Iara Portela de Macedo e Maria Lucinete da Silva - da Escola João Pessoa Souto Maior, no município de Sairé, junto aos alunos do programa. Supervisonados pela prof.ª Íris de Lourdes, professores e alunos vivenciaram o projeto pedagógico complementar "Travessia em Cena", a partir da dramatização de crônicas de Luís Fernando Veríssimo. Muito bonito! Confira!

sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Formatura Travessia: 33 mil jovens erguem o diploma no Centro de Convenções, em Olinda


Este último domingo (5/12) ficou marcado na cabeça de mais de 33 mil estudantes pernambucanos com distorção idade/série como o início da virada em suas vidas. Eles são os formandos do Programa Travessia, iniciativa do Governo do Estado em parceria com a Fundação Roberto Marinho (FRM), que lhes possibilitou a conclusão do ensino médio e a chance de ingressar numa universidade.

Realizada no Centro de Convenções, a terceira formatura de alunos do programa Travessia contou com a presença do governador Eduardo Campos, da primeira-dama, Renata Campos e do presidente da FRM, José Roberto Marinho. Apresentada pelos atores José Wilker, Camila Pitanga e Virgínia Cavendish, a solenidade teve nos 13 mil estudantes presentes as grandes estrelas da tarde. A elétrica Elba Ramalho fechou a cerimônia.

A GRE Mata-Centro foi representada pelos coordenadores Célia Maria e Marcelo Araujo, e teve como aluno-destaque, Sérgio Cavalcanti - da Escola João Batista Souto Maior, do município de Sairé. Os alunos João Monteiro e Mª Fabiana - ambos de Bezerros; Ezequiel Raimundo e José Henrique, de Chã Grande; Patrícia Maria, de Glória do Goitá e Jonas Amador, de Gravatá, completaram o grupo.

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Projeto Ler é Dez!


A supervisora do Travessia - Médio, Virgínia Núria, da Escola Estadual Frei Epifânio, no município de São Joaquim do Monte, trouxe à tona projeto de incentivo à leitura desenvolvido pelo prof. Paulymelque Benício (Humanas), em articulação com a prof.ª Jailma Venceslau (Exatas). Criativa, a ideia é a de dar um basta àquela velha história de que nunca encontramos tempo para apreciar os livros.

De acordo com o prof. Paulymelque, nas rodas de conversa, em sala de aula, os alunos justificavam sempre não ter o hábito da leitura por pura e exclusiva falta de tempo. Foi aí que ele propôs uma rotina diária de leitura a estudantes fora de faixa, em sua grande maioria - trabalhadores.

O Projeto propõe a implementação da suspensão de toda atividade escolar por 10 minutos, a fim de que estudantes se dediquem ao prazer dos livros, como uma atividade permanente na rotina da escola. A ação didático-pedagógica que foi apresentada na sessão Travessia em Foco, estimula e 'valida' diversas leituras: de revistas, quadrinhos e gibis, aos paradidáticos prescritos no percurso livre.

Em Escada, alunos vivenciam projeto sobre o folclore em nosso Estado


Alunos da Escola Eraldo Campos, na cidade de Escada, promoveram culminância - cuja temática abordou a influência folclórica em nossos hábitos e costumes. Segundo a supervisora do Travessia - Médio, prof.ª Fátima Pereira, o Brasil possui riquíssimo patrimônio no campo da cultura - campo este, singular pela sua pluralidade. Para ela, foi seguindo essa visão que os educandos buscaram resgatar - através de apresentações - formas culturais diversas da Zona da Mata pernambucana.

Objetivando colaborar na preservação do patrimônio cultural e histórico, alunos e professores procuraram - de forma leve e didática - conceituar o que é Cultura. Para tanto, apoiaram-se no Caderno de Cultura (Fundação Roberto Marinho), espécie de fotografia 3x4, uma súmula das manifestações - nos seus múltiplos aspectos - da cultura pernambucana. "Nossos alunos resgataram o artesanato, muito difundido em nossa região, criando e cultuando as tradições dos nossos antepassados de forma criativa", endossou a supervisora.

Neste mês de novembro, o projeto "Folclore: influência em nossa cultura" entrou para o time de ações que fazem parte do Travessia em Foco, sessão do Encontro de Supervisores do Programa Travessia - Médio. A comunidade escolar do Eraldo Campos pôde reconhecer a pluralidade cultural do nosso Estado através do artesanato que, a partir de peças de renda, como: bordados e tapeçaria, constituíram expressivo patrimônio cultural do povo pernambucano.

A culinária e o perfil indumentário das nossas festas - incluam-se aí os festejos juninos - foram objetos de debate por meio de pequenas amostras que intentaram jogar luz sobre antigas tradições populares. À ocasião da culminância foi montada pequena mesa que abordou a rica e expressiva influência canavieira do município de Escada - muito conhecido pelos seus tradicionais casarios rurais e pelos seus engenhos.

No esboço do projeto encaminhado a esta Coordenação, os professores conluíram que em um país como o Brasil, tão diverso, tão grande, com tantas expressões diferentes, com tantos jeitos de ser, de brincar, de conviver, e que vão se modificando de lugar para lugar - a toda hora, não se pode falar de uma única cultura, mas das muitas culturas que o formam. No Programa Travessia - Médio cada aula, cada trabalho é uma conquista, onde se tece vínculos e se aprende juntos.

domingo, 21 de novembro de 2010

Alunos da Escola Gravatá descobrem laboratório de ciências


Supervisora do Travessia - Fundamental, na Escola Gravatá, no município de mesmo nome, a prof.ª Valéria Vanda de Oliveira nos enviou alguns registros - realizados no mês de outubro - da visita feita por alunos e promovida pelos professores (Exatas e Humanas) do programa, ao Laboratório de Ciências da Escola Estadual Devaldo Borges (Centro).

Segundo Valéria, os educandos puderam entrar em contato com amostras das mais variadas formas e espécies, familiares a eles apenas em livros. Oriundos de um estabelecimento escolar periférico e ainda sem maiores estruturas para a realização desse tipo de atividade, esses discentes experenciaram - na prática - uma aula inesquecível.

Isso aí, gente! Vocês, da Escola Gravatá (no Bairro Novo) - enquanto agentes promotores da reflexão e do conhecimento - estão protagonizando belíssimo trabalho de inclusão social. Parabéns à gestão escolar, parabéns à supervisora Valéria Vanda pelo trabalho, parabéns aos alunos, parabéns aos professores!

II Expo Cine-Mídia em Gravatá serve à revelação de alunos-atores

Para vivenciar a Expo Cine Mídia, a Escola Estadual Cleto Campelo, no clima ameno da cidade serrana de Gravatá, exibiu os principais temas sobre o Cinema, além de boas produções estrangeiras e nacionais. O evento ocorreu nos dias 10 e 11 de novembro e dedicou, também, valioso espaço às ações trabalhadas - no percurso livre de Língua Portuguesa - por alunos e professores do Programa Travessia - Médio (módulo das turmas 2010).

Contando com a criatividade da supervisora Vanessa De Paula e com o trabalho elogiável das professoras Josilene Vasconcelos, Acsa Figueiredo, Laudenice Gomes e Clécia Barbosa, alunos se revelaram excelentes atores quando incorporaram a alma irrequieta de João Grilo, a muganga e os trejeitos de Chicó, a esperteza do Bispo e do Padre, a volúpia de Dora - mulher do Padeiro, e o despotismo do Major Antônio Morais.

Compuseram o cenário, retratações caricatas feitas em grafite e xilogravuras gravadas pelos próprios alunos. Ao fundo, o ritmo armorial dava a sensação de estarmos no universo picaresco do mestre Ariano. Em breve, aqui, vídeo compacto do esquete, que teve como temática "A cobiça" e que foi reprisado em oito sessões e visto por cerca de 200 espectadores que frequentaram o evento. Aguardem! Imperdível!

sábado, 20 de novembro de 2010

Homem de cor

O Dia da Consciência Negra é celebrado em 20 de novembro no Brasil e é dedicado à reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira. A semana dentro da qual está esse dia recebe o nome de Semana da Consciência Negra. A recomendação é para que seja vivenciado nas telessalas do Travessia.

A data foi escolhida por coincidir com o dia da morte de Zumbi dos Palmares, em 1695. O Dia da Consciência Negra procura ser uma data para se lembrar a resistência do negro à escravidão de forma geral, desde o primeiro transporte forçado de africanos para o solo brasileiro (1594).

Como forma de homenagear a negritude, no Brasil, pinçamos o texto anônimo na internet "Homem de cor". Bem humorado, ele reflete sobre o preconceito racial - camuflado ou não - que se utiliza de eufemismos na designação linguística e na fala inconsciente dos brasileiros.

Homem de cor

Após ser chamado de homem de cor, o crioulo vira-se e diz: - Caro irmão branco, quando eu nasci, eu era negro; depois eu cresci, eu continuei negro; quando eu pego sol, eu sou negro, quando sinto frio, eu permaneço negro, quando eu tenho medo, eu sou negro, quando adoeço, continuo negro, e o dia em que eu morrer, ainda serei negro.

Enquanto que você, homem branco..., quando nasceu, era rosa; e aí... cresceu e ficou branco; agora, quando você pega sol, fica vermelho; quando sente frio, fica azul; quando sente medo, fica verde; quando adoece, fica amarelo, e quando morrer, ficará cinza. Então, prezado amigo, como é que ainda tem a cara de pau de me chamar de homem de cor?!

Alunos doTravessia integrados na IV Exposição Cultural, em Escada


Ocorrida no dia 3 de novembro, a IV Exposição Cultural, promovida pela Escola Estadual Monsenhor João Rodrigues - na cidade de Escada, deu lugar a algumas das atividades de alunos (turmas 2009 e 2010) e professores do Travessia - Médio.

Sob a supervisão da prof.ª Amara Queiroz e orientados pela prof.ª Adaura Martins, os discentes mostraram - na prática - quais os alimentos capazes de agradar o paladar, combinando corpo saudável e boa forma.

Foi montado, também, stand e distribuído folhetos com a finalidade de chamar a atenção para os riscos da internet - através do mau uso das redes sociais, tais como facebook, orkut, twitter, sonico, quepasa e messenger.

Muito bom!

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Projeto de reeducação alimentar justifica o caráter social da escola


As professoras Ana Carolina Barbosa da Silva, Patrícia Hander de Lucena Neri, Valdira Aquino de Melo, contando com a colaboração da supervisora do Travessia Médio Simoni Patrícia, desenvolveram na Escola Antônio Dias Cardoso, em Vitória de Santo Antão - PE, projeto sobre educação alimentar. "Sabor, Saúde e Poesia" envolveu alunos do programa de correção de fluxo idade/série das turmas 2009.

De acordo com as autoras, a ação buscou alertar os discentes para a necessidade de uma alimentação de qualidade, visando um melhor desenvolvimento humano, exercitando e desenvolvendo - inclusive - competências nas áreas de Biologia e Língua Portuguesa, uma vez que a atividade serviu também ao lançamento de uma pequena coletânea contendo receitas culinárias e poéticas de alunos e professores do Travessia.

Segundo, ainda, as articuladoras, "Sabor, Saúde e Poesia" procurou dar especial atenção a um de seus propósitos primários: orientar as famílias dos educandos, fazendo-os multiplicadores do conhecimento desenvolvido e proporcionando a possibilidade de melhorias para a comunidade escolar como um todo. O projeto foi apresentado no último Encontro de Gestores e Supervisores do Programa Travessia, no município de Bezerros.

Para a prof.ª Carol Barbosa, sua relevância residiu no fato da escola atender a pessoas advindas de comunidades carentes, que muitas vezes chegam à escola mal alimentadas, ou sem alimentação alguma. "Orientar tais pessoas em torno de formas simples, baratas e eficazes de reorganizar a sua alimentação, trará benefícios na melhoria da qualidade de vida de toda a família e do próprio rendimento escolar de nossos alunos". Ratificou.

Para quem desejar copiar a ideia...

Foram realizadas pesquisas, palestra com nutricionistas, produção de textos, troca de receitas entre os alunos, envolvimento de alunos e professores, o que gerou uma nova visão sobre o que é uma alimentação de qualidade, culminando na elaboração de cadernos de receitas culinárias e poéticas, permeado por poemas que tratam do mesmo tema, multiplicando essas informações para a comunidade escolar como um todo.

Revisão, em sala de aula, do valor nutricional dos alimentos, da pirâmide alimentar, e da necessidade alimentar dos indivíduos de acordo com sua idade, altura, peso, sexo e atividades físicas que realizam fizeram parte do corpus que deu fundamentação ao trabalho. A exibição do vídeo Comer é um Direito, do Projeto Educação à Mesa, da Fundação Roberto Marinho contribuiu, também, para a realização do projeto.

Foram propostas pesquisas em livros, revistas especializadas e internet sobre doenças causadas pela má alimentação e utilização dos dados obtidos para discussão em sala de aula e maior conscientização por parte do alunado; Troca de receitas entre os alunos (receitas de família e pesquisadas), estudo do gênero textual “receita” e elaboração de receitas poéticas colaboraram para dar um tempero especial a este "cardápio".

Veja o que disseram os alunos!

"Eu aprendi a comer tudo o que eu preciso para ter uma vida saudável e ficar satisfeita, porque eu comia muito e não me sentia bem."
(Valdicélia - aluna)

"Eu comia muito, mas depois da palestra eu descobri que comer muito não é ter uma boa alimentação e agora sei como aproveitar melhor as vitaminas de que meu corpo precisa. Tudo foi muito importante, porque mudei meus hábitos e estou me sentindo muito melhor."
(Luzia Maria - aluna)

"Sou uma pessoa que não gostava de tomar café da manhã, me alimentava mal. Tivemos uma palestra com uma nutricionista e ela me orientou a ir acostumando o meu organismo aos poucos. Fiz o que ela sugeriu e me sinto melhor."
(José Rooseveltt – aluno)

"Nós aprendemos muitas coisas sobre a importância da boa alimentação, sobre as vitaminas e sais minerais. Aprendemos sobre alguns males que os alimentos podem auxiliar no tratamento e ajudar no bom funcionamento do organismo."
(Paulo Aramis - aluno)

"Os alimentos são delícias fundamentais para o desenvolvimento do nosso corpo. Devemos nos alimentar bem, fazer uma mistura bem bonita dos alimentos, comendo frutas, verduras, carnes, leite, etc. A má alimentação pode trazer muitos transtornos e desequilíbrio ao organismo."
(Isabela Gomes – aluna)

O que nós - da Equipe de Coordenação do Travessia Médio - poderíamos dizer, além de dar os parabéns a todos os envolvidos neste belíssimo projeto?! Recomendamos a disciplina e o trabalho articulado... coeso, a fim de constituirmos o melhor caminho para que performances - como esta - multipliquem-se e garantam, através da atuação de alunos e professores, o papel socializador da escola. Eis aqui uma lição. Copiem!

terça-feira, 9 de novembro de 2010

No município de Chã de Alegria, o Travessia também rende bons frutos


A Escola Presidente Costa e Silva, no município de Chã de Alegria, através do Programa Travessia do Ensino Médio, reúne bons exemplos de alunos em busca da boa prática cidadã. Monitorados pelos professores e apoiados pela supervisora Fabiana Amaro, eles instituiram o Escurinho do Cinema e promoveram comemorações como as do Dia do Estudante e o do Amigo. Confira também imagens da formatura da turma 2009-2010. Muito bom!

segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Professores e alunos de escola de referência participam de aula-passeio


Alunos da Escola de Referência de Ensino Médio Prof. Antônio Farias, no município de Gravatá, apresentam álbum fotográfico que reúne registros de ações do Programa Travessia, em seu 1º módulo, assim como aula-passeios. Confira!

Alunos da escola Aarão Lins e o registro de aulas dinâmicas


Confira o slide que mostra atividades e ações desenvolvidas por alunos e professores do Travessia - Médio, no 1º módulo, na Escola Estadual Aarão Lins, em Gravatá. Os créditos das fotos são da supervisora Maria do Carmo.

quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Professora do município de Bezerros apresenta álbum de atividades


Entusiasmada com o Programa Travessia, a professora Luciana Dutra, da Escola Estadual Eurico Queiroz, no município de Bezerros, quis compartilhar alguns dos belos momentos vivenciados com a sua animadíssima turma. Em seu álbum de atividades encontramos visitas ao laboratório de informática, apresentação de trabalhos do percurso livre, festival de danças, sessão cinema... ufa!, torta de limão... oba!!!

Parabéns, prof.ª Luciana! Uma delícia... esse trabalho, não?!

Feira Cultural do Dias Cardoso serve à degustação de fitoterápicos


Convidada pelo gestor Severino Adroaldo, da Escola Estadual Antônio Dias Cardoso, em Vitória de Santo Antão, a Equipe de Coordenação do Travessia - Médio foi conferir de perto a participação de alunos e professores em Feira Cultural que integrou o Travessia.

Supervisionados pela prof.ª Carmem Maria, professores do projeto mediaram atividades desenvolvidas pelos alunos, na promoção de painel explicativo sobre doenças sexualmente transmissíveis e em panfletagem educativa, assim como na distribuição de preservativos.

Orientados pela prof.ª Conceição Leite, os alunos também apresentaram o valor medicinal de muitas das nossas plantas nativas. A ocasião serviu - também - à degustação de chás a base de ervas com princípios fitoterápicos. Muito bom!!!

Alunos e professores comemoram o sucesso do Travessia em Gravatá


Recebemos esses registros da supervisora do Travessia - Médio, prof.ª Vanessa De Paula. Nós, da equipe de Coordenação do Travessia - Médio, aproveitamos para cumprimentar, em nome de Vanessa, alunos e professores envolvidos nesse projeto que mostra que está dando certo também nas escolas estaduais Cleto Campelo e Devaldo Borges, em Gravatá. Parabéns!!!

quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Escola de Natuba promove atividade e comemora o folclore

Fotos: Valquíria Soares

Dia 27 de agosto de 2010, na Escola de Natuba - em Vitória de Santo Antão, aconteceu a comemoração do Folclore - promovida pelos alunos do Travessia (Fundamental) em parceria com a turma de Educação de Jovens e Adultos - EJA. Para a supervisora do projeto, prof.ª Valquíria Soares, tratou-se de um momento alegre e construtivo em conhecimento.

Houve apresentações de provérbios, advinhas, trava-línguas, parlendas, ditos populares, mostra de ervas medicinais, artesanato, jogos de capoeira e comidas típicas. Importante também é destacar a brilhante participação das professoras Rose, Neide, Márcia (Travessia), Gaby, Vânia (EJA) e do gestor Antônio Arnaldo.

domingo, 5 de setembro de 2010

Professores dão um show no Sarau da 2ª Formação do Travessia

A cada formação de módulo do projeto TRAVESSIA, a Fundação Roberto Marinho e a Secretaria de Educação do Estado - PE, além das vídeo-colaborações e atuação dinâmica dos formadores, reservam - tradicionalmente às quintas-feiras à noite - um momento de descontração, mas nem por isso, menos relevante. 24 horas antes, nos é dado um texto literário para que, a partir da leitura, possamos elaborar um esquete... algo que alie - sempre que possível - drama, comédia, poesia... temperados com disciplina e criatividade.

Correspondendo ao Percurso Livre nº 2, que objetiva orientar os alunos para uma leitura refletida a respeito da obra DOM CASMURRO - de Machado de Assis, ficaram - todas as salas de formação - incumbidas de - em um palco improvisado - revisitar personagens, figurinos, costumes de um Brasil da época da República Velha, de um Rio de Janeiro aristocrático; mas de uma Literatura feita do engenho de um mulato pobre carioca que, vencendo o preconceito, àquele momento já surpreendia com Bentinho e Capitu.

Baseado no texto MISSA DO GALO, os professores Gorete - na direção, Marcelo - narrando a história em forma de cordel, Íris de Lourdes e Iara Souza - na sonoplastia, apresentaram um texto despojado. O elenco, que apostou nas caricaturas do mulherengo traído - o escrivão Meneses (prof. Élder) e de sua infiel e voluptuosa Conceição (prof.ª Ineuda), mostrou como cenário uma Mangaratiba que mostrou como pano de fundo um Rio de Janeiro, cuja sociedade, como diria o próprio Machado, cultivava ainda "costumes velhos".

A sogra – D. Inácia (prof.ª Iracema), as escravas (professoras Cristiane e Fabiana), as meninas da casa da luz vermelha e o ingênuo Honório (prof. Ednaldo) compõem a trama que menciona influências de Os Três Mosqueteiros, do romancista francês Alexandre Dumas. Assista ao esquete que oferece como bônus - em sua introdução - uma performance mambembe e uma embolada compostas - exclusivamente - por professores do projeto TRAVESSIA (turmas 2010), em sua Formação, no Hotel Casa Grande, dos dias 22 a 27 de agosto no município de Gravatá.

Descubra o que Asa Branca, de Luiz Gonzaga, tem a ver com Matemática

Na semana de formação para o 2º módulo do projeto TRAVESSIA, ocorrida dos dias 22 a 27 de agosto, no Hotel Casa Grande - na cidade de Gravatá, foi lançado um desafio aos professores de Humanas e Exatas das gerências regionais de ensino de Limoeiro, Nazaré da Mata e Vitória de Santo Antão - que atuam no maior programa de correção de fluxo idade/série do Estado: criar situações, em nossas escolas, a fim de derrubar o mito notório, mas equivocado, de que MATEMÁTICA é uma disciplina enfadonha, chata e de difícil entendimento.

Respaldados pelos formadores Tanan e Renata, os professores Ana Paula, Ângela, Conceição, Elisângela, Iracema, Marcelo, Mª Barbosa, Meires, Rita e Sandra apropriaram-se da canção Asa Branca, de Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira, para promover uma atividade integradora que buscasse aproximar os alunos ao universo matemático. Fórmulas, regras, sistemas, conceitos e exercícios para se compreender realidades estanques, típicas de salas de aula heterogêneas, foram temas que, batidos com muita criatividade num 'liquidificador', apresentou-se em forma de paródia.

Confira o vídeo e perceba o quão simpático o ensino da MATEMÁTICA pode se tornar para você!

sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Em defesa do meio ambiente, alunos produzem desinfetante ecológico e receitas a partir de reaproveitamentos


Dia 31 de agosto - na culminância dos 1º e 3º módulos das turmas 2009 e 2010, o projeto Travessia envolveu alunos e professores (dos turnos da manhã, tarde e noite) das escolas Senador João Cleofas e Eudóxia Ferreira - ambas, da cidade de Vitória de Santo Antão - PE.

Sob a supervisão da prof.ª Iara Souza, comunidade escolar dos dois estabelecimentos de ensino se mobilizou na realização de oficinas que buscaram despertar a consciência sobre problemas ambientais, tais como: o cuidado com a água e soluções para o lixo.

Jussara Célia de Araujo, 46, aluna da Escola Senador João Cleofas de Oliveira, enfatizou - ao coordenar uma das oficinas, a urgência de uma política que institua a coleta seletiva do lixo em nossa cidade, a fim de atenuar os males causados por este ao meio ambiente, especialmente ao rio Tapacurá.

Já para Alisson Araujo, 18, despertar nas pessoas a consciência ambiental não é tarefa fácil. Segundo ele, educar-se e abrir-se a ideias que substituam hábitos - considerados normais - como o uso da fralda descartável, é um caminho.

As professoras Lucrécia de Souza, Maria Aparecida e Maria Betânia monitoraram, também, os alunos na realização de oficinas que tiveram como propósito dar publicidade a receitas de produtos de limpeza ecologicamente corretos.

Em panfleto, distribuído ao público, lia-se o apelo: "ajude a minimizar o impacto que causamos no planeta, faça seus próprios produtos de limpeza. Além de contribuir para saúde da Mãe Terra, você também fará uma boa economia. Confira e veja a diferença no fim do mês!"

Sabão líquido para louça, detergente ecológico multiuso - à base de óleo de rícino, limão e amoníaco -, desinfetante para banheiro, amaciante de roupas e sabão-pedra foram alguns dos produtos - com mostra grátis - que compuseram a pesquisa dos alunos, o que culminou num folder contendo fórmulas simples, seguras e caseiras.

Bem, mas a 'melhor' parte coube à oficina: Receitas de Reaproveitamento. Defendendo a tese de que é possível reduzir a quantidade de lixo na cozinha, as professoras Josilene dos Santos, Maria José Barbosa, Maria José da Silva Ramos distribuiram fartas fatias de bolo de casca de frutas, acompanhadas de 'fanta' caseira.

Uma delícia!!!

Preservação ambiental é tema de culminância no Senador Cleofas

Além de trabalhos e pesquisas relacionados aos eventos ecológicos, a Mostra deu espaço - também - a alunos-oficineiros que, orientados pelos professores Antônio Arnaldo, Dayse Santana e Marivalda Aleixo da Silva (Travessia - Médio, noturno, da Escola Senador João Cleofas), dedicaram-se na realização de máscaras, chaveiros, ímã para geladeira e objetos que primaram pelo bom gosto e artesania.

Acompanhe o slide!

segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Esquete de alunos revive a alegria e o humor do teatro de Ariano

Assista ao esquete montado pelos alunos Celson Sousa (Chicó), José Florêncio (Vicentão), Alda da Silva (em a Dança da gaita) e Marcelo Santiago - todos alunos do Travessia, da Escola Senador João Cleofas de Oliveira - em Vitória de Santo Antão - PE.

Baseado na obra prima O auto da Compadecida, o espetáculo revive a alegria e o humor do teatro de Ariano Vilar Suassuna.

Neste mesmo vídeo, alunos da Escola Antônio Dias Cardoso incorporam o repente de Osias e Zé dos Anjos (interpretado por Joás Batista de Santana e Luan José da Silva), personagens das teleaulas de Língua Portuguesa (1º módulo).

Íris Romão, gestora do Senador João Cleofas, elogia o projeto

Íris Romão Lopes, gestora da Escola Senador João Cleofas de oliveira, elogia o Programa Travessia. Para ela, o projeto é um abridor de portas. Citou os exemplos dos alunos Alda da Silva e Marcelo Santiago. Assista ao vídeo! Vale a pena!

3º lugar no vestibular de Letras e uma bolsa de estudos 100% gratuita

Celson Sousa, da Escola Senador João Cleofas de Oliveira, é um artista - no mais amplo sentido da palavra. Ainda menino, enfrentou dificuldades - mas conseguiu superá-las. Hoje é professor estagiário na zona rural de Pirituba - distrito de Vitória de Santo Antão. No último Encontro de Gestores e Supervisores do Travessia, Celson contou um pouquinho da sua história. Falou também, com alegria, da sua classificação no vestibular do curso de Letras, das Faculdades Integradas da Vitória de Santo Antão (Faintvisa), e aproveitou para agradecer aos seus professores, em especial a Antonio Arnaldo - que articulou, junto à instituição, a concessão de uma bolsa de estudos integral. Daniele Silvestre Santana, aluna do Travessia - Médio na Escola Antônio Dias Cardoso, encerra o vídeo comentando sobre o maior programa de correção de fluxo de Pernambuco.

Prof.ª Dayse conta - emocionada - a sua experiência no Travessia

Estávamos devendo depoimentos de professores e alunos - gravados no último Encontro de Supervisores e Gestores (no dia 06 de agosto), no auditório da Escola José Joaquim da Silva Filho (o Polivalente). Sendo assim, então, estamos - aqui - honrando essa dívida. José Florêncio e Dayse Emanuella - aluno e professora, na Escola Senador João Cleofas de Oliveira ) deram, cada um, o seu testemunho. Confira!

"A apresentação realizada pelos alunos, muito nos orgulhou [...] pela desenvoltura e naturalidade como a mesma foi executada. [...] estão de parabéns, por - em tão pouco tempo - terem demonstrado o seu valor e do que são capazes, de maneira a se fazer conhecido o potencial de cada um deles, a todos que lá se fizeram presentes. Nossa gratidão a todos que acreditam no Projeto Travessia e no poder de transformação que só a educação pode proporcionar." Afirmou a prof.ª Iara Souza, supervisora do projeto na Escola Senador João Cleofas de Oliveira.

quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Encontro de Gestores e Supervisores do Travessia, em Bezerros


Confira, em fotos, como foi o Encontro de Gestores e Supervisores do Travessia, no dia 23 de julho, na Escola Eurico Queiroz, em Bezerros - PE.

domingo, 22 de agosto de 2010

Diminuição da evasão e resgate de alunos com histórico de repetência

Em monitoramento nas turmas do Travessia Fundamental, constatamos a transformação acontecendo na vida de meninos e meninas com sabido histórico de dispersão e repetência. Nossos registros fotográficos - quando em visita às escolas Getúlio de Andrade - em Bezerros, e Amélia Coelho - na cidade de Vitória de Santo Antão, é uma prova de que o telecurso, aliado à didática do projeto Travessia, poderá surtir grandes e positivos efeitos na vida de alunos e professores.

Em e-mail à coordenação regional do programa, a prof.ª Myrtes Wanderley, Exatas, que leciona nas escolas Cardeal Roncalli e Amélia Coelho - ambas no município de Vitória de Santo Antão, deu o seu testemunho. Para ela, a metodologia usada proporciona aos alunos acesso ao conhecimento através de técnicas pedagógicas diferenciadas. "É possível - enquanto educadores do Travessia - dizer à sociedade que alunos, considerados 'problemas', podem tornar-se exemplos de cidadãos probos", ratificou ela.

Você professor
, você professora do Travessia (Médio ou Fundamental), envie-nos um e-mail contando sobre o seu trabalho na telessala! Dê o seu depoimento! Fale-nos sobre a sua experiência! Divulgue - aqui, neste espaço - as atividades exitosas proporcionadas pelo Travessia na sua escola. Teremos o maior prazer em veicular a sua mensagem de otimismo, de esperança, e sobretudo de prática que contribui para incluir socialmente pessoas através da educação. Esperamos por você!

sábado, 21 de agosto de 2010

Pedido de isenção para inscrição nos cursos do Prominp


Termina na próxima terça-feira, dia 24 de agosto, o prazo para pedido de isenção da taxa de inscrição no processo seletivo que oferecerá quase 28 mil vagas em cursos gratuitos de qualificação profissional para o setor de petróleo e gás. Os cursos são oferecidos pelo Prominp - Programa de Mobilização da Indústria Nacional de Petróleo e Gás Natural.

Podem pedir a isenção da taxa as pessoas que tiverem (Número de Identificação Social - NIS) e comprovem ter renda familiar mensal de até três salários mínimos. Os pedidos devem ser feitos no momento da inscrição no processo seletivo, através do site do Prominp ou da Cesgranrio. Não há necessidade de envio de documentos para solicitar a isenção: basta inserir no formulário eletrônico as seguintes informações:

a) Número de Identificação Social (NIS) no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), nos termos do Decreto nº 6.135/2008;

b) Comprovação de que é membro de “família de baixa renda”, ou seja, que possui renda familiar mensal per capita de até meio salário mínimo, ou que possui renda familiar mensal de até três salários mínimos (Decreto nº 6.135/2008).

Para aqueles que não atenderem os critérios de isentos a taxa é de R$ 24,00 para candidatos a cursos de nível básico; R$ 40,00 para níveis médio e técnico; e R$ 60,00 para as categorias de nível superior. O processo seletivo do Prominp encerrará o período geral de inscrições em 12 de setembro.

Prazos para deferimento

O simples preenchimento dos dados do pedido de isenção não garante que o candidato fique isento do pagamento da taxa de inscrição. As informações serão submetidas à analise da Fundação Cesgranrio, entidade responsável pela organização do processo seletivo. A relação dos que tiverem o pedido deferido será divulgada em 2 de setembro, nos sites da Cesgranrio e do Prominp. Nos dias 2 e 3 de setembro, os que não concordarem com a avaliação poderão pedir nova análise. Em 9 de setembro, sairá a relação final dos pedidos de isenção de taxa deferidos. A partir desta data, o pagamento da taxa se tornará condição obrigatória para que a inscrição seja aceita como válida.

Postos de inscrição

Serão oferecidas 27.915 vagas, em 13 estados, para cursos gratuitos em categorias profissionais de níveis básico, médio, técnico e superior. Para concorrer a uma das vagas oferecidas, o candidato deve ter idade igual ou superior a 18 anos, além de preencher os pré-requisitos do curso desejado.

As inscrições para os cursos gratuitos do Prominp deverão ser feitas pela internet. Quem não tiver acesso a computador poderá se inscrever nos postos mencionados no edital.

Para esclarecimento de dúvidas sobre o edital, o candidato deverá entrar em contato com a Fundação Cesgranrio, das 9 às 17 horas, no telefone 0800 701 2028 ou pelo e-mail prominp@cesgranrio.org.br. Nos demais casos, a consulta deve ser encaminhada através da seção ‘Fale Conosco’ do portal do Prominp.

Atenção alunos Travessia! 5º ciclo de cursos gratuitos do Prominp

Foto: Divulgação

Começaram na terça-feira, 17 de agosto, as inscrições para o processo de seleção pública que o Prominp (Programa de Mobilização da Indústria Nacional de Petróleo e Gás Natural) vai realizar com o objetivo de qualificar mão-de-obra para atender às demandas futuras da indústria nacional de petróleo e gás, especialmente as da Petrobras. Serão oferecidas 27.915 vagas, em 13 estados, para cursos gratuitos em categorias profissionais de níveis básico, médio, técnico e superior. O processo será executado pela Fundação Cesgranrio.

O edital, publicado no Diário Oficial da União (DOU), estende até 12 de setembro o prazo para os interessados se inscreverem. Para os cursos de nível básico, a custará inscrição R$ 24,00. Nos níveis médio e técnico, R$ 40,00. Para as categorias de nível superior, o valor será de R$ 60,00.

Para concorrer a uma das vagas oferecidas, o candidato deve ter idade igual ou superior a 18 anos, além de preencher os pré-requisitos do curso desejado. As inscrições podem ser feitas através do site do Prominp ou nos postos de inscrição credenciados, listados no edital. Outros postos serão criados no decorrer do período de inscrições e divulgados no site do Programa e grande imprensa.

Existe a possibilidade de isenção da taxa de inscrição para candidatos que possuírem o Número de Identificação Social – NIS e declararem que não possuem recursos financeiros para pagamento do valor. Para fazer jus à isenção total da taxa, os candidatos devem atender às condições listadas no edital e encaminhar a solicitação até 24 de agosto, pelo site do Prominp.

As 27.915 vagas estarão assim distribuídas: 20.601 para cursos gratuitos de nível básico; 5.188 para os de nível médio; 1.286 para o nível técnico e 840 para as categorias de nível superior. Nos níveis médio e superior, há oferta de vagas para portadores de necessidades especiais em algumas categorias específicas.

Serão oferecidas vagas para os estados do Amazonas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Maranhão, Minas Gerais, Pernambuco, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Sergipe e São Paulo. Os municípios de Cabo de Santo Agostinho, Escada, Ipojuca, Jaboatão dos Guararapes, Paulista, Recife serão as opções de localidades, aqui no Estado, de realização dos cursos.

Bolsa de estudo

Os candidatos aprovados que estiverem desempregados durante o curso receberão uma bolsa auxílio mensal no valor de R$ 300 (cursos de nível básico), R$ 600 (níveis médio e técnico) e R$ 900 (nível superior).


A participação nos cursos não garante emprego aos alunos. O objetivo é melhorar a qualificação dos profissionais que serão, eventualmente, aproveitados pelas empresas privadas fornecedoras de bens e serviços do setor de petróleo e gás natural.

Todas as informações sobre os cursos oferecidos nesta etapa de seleção podem ser obtidas no edital, que está disponível para consulta e download, nos sites do Prominp e da Cesgranrio.

Clique aqui para fazer o download do edital do 5º Ciclo.

Clique aqui para fazer a sua inscrição.